Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97629
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moço-Santaclara, Luciana Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:03Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:19:31Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:03Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:19:31Z | - |
dc.date.issued | 2005-11-30 | - |
dc.identifier.citation | MOÇO-SANTACLARA, Luciana Cristina. As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social?. 2005. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/97629 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97629 | - |
dc.description.abstract | Com objetivo de investigar a maneira como a historicidade exerce influência sobre as práticas empreendidas com crianças de 0 a 3 anos nos espaços educativos a elas destinados, o presente estudo buscou resgatar a história particular, bem como os propósitos que inspiraram a fundação de dois tipos de instituições educativas infantis da cidade de Americana, localizada no interior paulista. A pesquisa foi realizada em uma creche da rede pública municipal e uma creche filantrópica nas quais, a partir de uma perspectiva etnográfica, passamos a realizar observações cotidianas, análises documentais e entrevistas com educadores e coordenadores a fim de des-velar concepções de infância e educação infantil construídas historicamente presentes, ainda, no cotidiano destas instituições. A partir dos dados coletados, pudemos observar algumas tendências que orientaram nossa análise: cada instituição apresenta uma grande meta que parece estar diretamente rela-cionada à sua história de fundação sendo ligadas a ações caritativas-religiosas e direito da mãe trabalhadora; as concepções de criança, bem como de aprendizado, parecem indicar para uma visão etapista de desenvolvimento e/ou de uma criança do futuro, incompleta que ainda precisa de treinos para se desenvolver; a relação das profissionais com a instituição fica tensa quando a cobrança por parte dos pais é mais nítida e, ou seja, quando os pais já possuem a convicção de que o espaço da creche deve unir cuidados e ações educativas, aqui, ainda podemos mencionar as exigências em... | pt |
dc.description.abstract | By the objective of investigating the way the history influences the practices undertaken on children from the age 0 to the age 3 in educative spaces and destined to them, this research has attempted to bring off the particular history, and also the objectives that influenced the foundation of two kinds of children educative institution in Americana city, located in the countryside of São Paulo State. The research was made in a public day care center maintained by the city and a philanthropic one, which, on an etnografic perspective, we may start realiseing quotidian observations, documental analyses and interview with educators and coordenators in order to unveil conceptions of childhood and child education built historicatly presented, still, in the quotidian of these institutions. Starting with collected information, we could observe some tendencies that guide our analyses: each institution presents a great goal that seems to be strongly related to its history of foundation, being linked to caritative-religious actions and a right to the worker mothers; the children conceptions, as well the learning process, seem to indicate to a steply view of development and/or from a child of the future, incomplete that still need trainings to develop himself; the reaction of the professional employees with the institution gets tense when the exactions form the parents are even more clear and, therefore, when they assume that the day care center space must join cares ...(Complete abstract, click electronic address below) | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 200 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Creches | pt |
dc.subject | Ensino - Legislação | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Creches públicas | pt |
dc.subject | Creches filantrópicas | pt |
dc.subject | Child education - History | en |
dc.subject | Public day care centers | en |
dc.subject | Philanthropic day care centers | en |
dc.title | As creches hoje: nível da educação básica ou benefício social? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | mocosantaclara_lc_me_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000460223 | - |
dc.identifier.capes | 33004048021P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.