You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasconcelos, Mario Sérgio [UNESP]-
dc.contributor.authorMarquezini, Cristiane Pereira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:03Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:33Z-
dc.date.issued2005-12-06-
dc.identifier.citationMARQUEZINI, Cristiane Pereira. Brincar e desenvolvimento: um estudo sobre as concepções de professores de educação infantil. 2005. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97639-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97639-
dc.description.abstractVários estudiosos do desenvolvimento infantil, independentemente das diferenças epistemológicas, salientam a importância do brincar como fator de desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico. Pesquisas têm apontado, contudo, que, a despeito desta importância, o brincar está sendo substituído por um processo de precoce pedagogização formal na educação infantil. Assim, o brincar tem sido reduzido cada vez mais a mero procedimento didático. Um outro resultado de tais pesquisas é o de que o brincar é concebido pelos educadores como recurso para a recreação das crianças. Estes aspectos nos levaram a indagar acerca do valor que tal atividade tem enquanto fator de desenvolvimento no contexto educacional infantil. Nesse sentido, o presente estudo teve como finalidade principal analisar as relações que os professores que ministram aulas na educação infantil fazem entre o brincar e o desenvolvimento psicológico. Para isso, realizamos entrevistas com dez sujeitos representativos da população de educadores de instituições municipais de educação infantil da cidade de Assis (SP). As entrevistas foram descritas e analisadas segundo a teoria psicológica construtivista piagetiana. Chegamos às seguintes conclusões, dentre outras: as docentes consideram o brincar como um fator importante para o desenvolvimento psicológico. Entretanto, não demonstram clareza sobre o conhecimento do desenvolvimento infantil e desconhecem qualquer teoria que evidencie a importância do brincar no desenvolvimento psicológico infantil. Estas questões nos levaram a concluir que, pelo menos nos aspectos que investigamos, os educadores possuem uma formação precária, mostrando-nos a necessidade de uma melhor formação para a ocorrência de uma prática educativa de qualidade.pt
dc.description.abstractMany child development's studious, apart from epistemological differences, draw attention to the importance of playing as an affective, cognitive, social and physic development factor. The researches have shown, however, that, even knowing the importance of playing, it has been substituted by a formal and young pedagogization process when talking about child education. This way, the act of playing has been more and more reduced to a simple didactic process. Another result of these researches is that the teachers see the act of playing as a mere recreational resource to the children. Because of these aspects, we ask about the value of these activities as development factors inside the child educational context. This way, this study's main objective is to analyze the relationship teachers who work in child education make between playing and psychological development. So, we have interviewed 10 representative subjects from the teachers who work at municipal schools from the city of Assis (SP). The interviews were described and analyzed following the Piaget's constructivist psychological theory. We could conclude, among many things: teachers consider the act of playing as an important factor to the psychological development. Though, they don't seem to understand clearly child development and don't know any theory, which shows the importance of playing to the psychological child development. These matters have led us to conclude that, al least the points we have investigated, the teachers are bad prepared. This fact shows us the necessity to a better formation, so there will be a high-quality educational practice.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent173 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980 - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectConstrutivismo (Psicologia)pt
dc.subjectDevelopment psychologyen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectFormation teachersen
dc.subjectConstructivism (Psychology)en
dc.titleBrincar e desenvolvimento: um estudo sobre as concepções de professores de educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemarquezini_cp_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000453728-
dc.identifier.capes33004048021P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.