You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]-
dc.contributor.authorGomes, Renata Fernanda Fernandes-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:34Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:04Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:34Z-
dc.date.issued2005-12-01-
dc.identifier.citationGOMES, Renata Fernanda Fernandes. Infância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincar. 2005. 181 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97650-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97650-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou investigar o convívio das crianças, mediado pela atividade lúdica, segundo a ótica infantil. Para além da postura adultocêntrica, até aqui priorizada; meu objetivo consistiu em analisar a construção social da masculinidade e da feminilidade a partir das significações e sentidos atribuídos por elas à categoria de gênero durante as relações que estabeleciam com seus pares ao brincar. Assim, para compreender como meninas e meninos vivem, pensam e representam o gênero em suas vivências lúdicas me reportei a conceitos da história, da sociologia, da antropologia e, especialmente, da psicologia sócio-histórica para definir criança, infância e brincar; e, para a compreensão do gênero como categoria analítica recorri às teorias feministas que se fundamentam na perspectiva pós-estruturalista. A transgressão de fronteiras disciplinares foi necessária para abranger a complexidade da articulação dos fenômenos estudados. Desta forma, refleti sobre o processo de constituição da subjetividade das crianças - especialmente quanto às identidades de gênero - em suas interações sociais em um contexto institucional, discutindo os limites e possibilidades da brincadeira, do lúdico, da fantasia, da imaginação, da diversidade e da cultura infantil. Escolhi como método de pesquisa qualitativa a abordagem etnográfica por me permitir considerar a experiência infantil a partir da própria perspectiva da criança, concebendo-a como ser social que produz e se apropria da cultura.pt
dc.description.abstractThe presented research tried to investigate the conviviality between children, mediated by the recreational, from the infantile view. Beyond the adultcentric attitude, until here priorized; my target was to analyze the social construction of masculinity and femininity from the significance and directions attributed by them to the category of gender during the relations that were established with their partners while they were playing. Thus, to comprehend how boys and girls live, think and represent the gender in their recreational experiences I reported to history, sociology, anthropology and specially to socio-historical psychology concepts to define child, childhood and playing; and for the comprehension of gender as an analytical category I reported to feminist theories that are found into the post-structuralism perspective. The transgression of disciplinary frontiers was necessary to comprise the complexity of the articulation from the studied phenomena. So, I considered the constitution process of subjectivity of children - especially when talking about gender identities - in their social interactions in an institutional context, discussing the limits and possibilities of joke, recreational, fantasy, imagination, diversity and infantile culture. I've chosen the ethnographic broach as a method of qualitative research because it allows me to think the childish experience from the children's own point-of-view, conceiving them as social beings that produce the culture and adapts themselves to it.en
dc.format.extent181 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPsicologia socialpt
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectChildhooden
dc.subjectIdentity - Subjectivityen
dc.subjectSocio-historical psychologyen
dc.titleInfância e diversidade: um estudo sobre significações de gênero no brincarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegomes_rff_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000453875-
dc.identifier.capes33004048021P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.