You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro., Valente Maria Luisa Louro de [UNESP]-
dc.contributor.authorPimenta, Daniela Aparecida de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:41Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:05Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:41Z-
dc.date.issued2007-12-06-
dc.identifier.citationPIMENTA, Daniela Aparecida de Oliveira. Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo. 2007. 130f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97700-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97700-
dc.description.abstractO processo de adolescer traz em si a noção de mudanças, que implicam em reeditar e ampliar as capacidades físicas e subjetivas que a criança possuía, num processo evolutivo que vai levá-la a um novo papel social, sexual e afetivo. Tantas mudanças nem sempre transcorrem de forma pacífica para os adolescentes, que se vêem diante de tarefas árduas e importantes, dentre elas, construir seus projetos de vida, que são tracejados de caminhos que poderão trilhar ao tomar posse de um novo papel social - o de adulto. A problemática socioeconômica atual contribui para que o adolescente sinta-se mais inseguro, trazendo como reflexos comportamentos de desânimo e pessimismo quanto ao futuro, principalmente para aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio Público. No entanto, nadando contra a corrente, o adolescente surge com seus projetos de vida, numa tentativa de se organizar, de planejar seu futuro, de estabelecer metas e ações que os aproximem do propósito da vida de todo ser humano: buscar a felicidade. Adolescer é um processo individual, mas não desconexo, já que toda uma rede de relações o influencia: a família, a sociedade, a cultura, a mídia, a comunidade escolar. Da teia de relações que cercam o adolescente, a família em que ele está inserido exerce papel fundamental na maneira como passará pelo processo de adolescer e construirá seus projetos de vida. Ao longo do tempo, a instituição família tem passado por transformações, muitos arranjos familiares são desfeitos, outros novos se formam, a família assume reconfigurações, os papéis se definem de outras maneiras. Não é raro que se ouça que as novas configurações familiares podem ser as vilãs causadoras dos conflitos...pt
dc.description.abstractThe process of becoming adolescent brings in itself the notion of changes, that imply in reediting and extending the physical and subjective capacities that the it possessed child, in an evolving process that goes to take it a new social, sexual and affective paper. As many changes not always happen of pacific form for the adolescents, whom if they ahead see of arduous and important tasks, amongst them, to construct its projects of life, that they are hatched of ways that will be able to tread when taking ownership of a new social paper, of adult. The problematic current economic partner contributes so that the adolescent, feels itself unsafer, bringing as reflected behaviors of loss of heart and pessimism how much to the future, mainly for that they attend a course the last year of Public Secondary Schools. However, swimming against the chain, the adolescent appears with its projects of life, in an attempt of if organizing, planning its future, to establish goals and actions that approach them to the intention of the life of all human being: to search the happiness. The process of becoming adolescent is inidvidual, but not disconnected, since all a net of relations influences it: the family, the society, the culture, the media, the pertaining to school community. Of the web of relations that surround the adolescent, the family where it is inserted exerts basic paper in the way as she will pass for the process of becoming adolescent and will construct its projects of life. To the long one of the time, the institution family has passed for transformations, many familiar arrangements they are finished, other news if they form, the family assumes new arrangements, the papers if they define in other ways. It is not rare that if it hears... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent130f. il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectPsicologia do adolescentept
dc.subjectPsicanalisept
dc.subjectBecoming adolescenten
dc.subjectProjects of lifeen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectContemporaryen
dc.subjectPsychic transmissionen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.titleAdolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepimenta_dao_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000543114-
dc.identifier.capes33004048021P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.