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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHaschimoto, Francisco [UNESP]-
dc.contributor.authorBertão, Flávia Renata Bertonha Manoel-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:19:41Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:05Z-
dc.date.available2016-10-25T19:19:41Z-
dc.date.issued2005-11-25-
dc.identifier.citationBERTÃO, Flávia Renata Bertonha Manoel. Desejo de ser professor da educação infantil: contribuições para estudo da constituição do sujeito no trabalho. 2005. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97702-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97702-
dc.description.abstractPara esta pesquisa investigamos o desejo de ser professor de educação infantil, a partir das relações que se estabelecem no contexto do trabalho, buscando o entendimento do conflito entre o desejo e o sofrimento existente no sujeito, durante o desenvolvimento da atividade profissional. Objetivamos compreender como as angústias e os desejos infantis dos professores de educação infantil são reeditados na vida adulta, principalmente na esfera do trabalho. Para tanto, analisamos o processo de escolha da profissão, considerando o histórico pessoal, o contato com o trabalho e a sua singularidade. Buscamos também compreender o sofrimento psíquico do professor no desenvolvimento de suas atividades docentes. Concluímos que o espaço da palavra no trabalho é importante, como condição para o pensamento. Junto com a ressonância simbólica, o indivíduo pode manter uma articulação entre sua história pessoal e a realização do trabalho; essa condição possibilita o sofrimento criativo e a superação do sofrimento patológico, sendo esses dois sofrimentos interligados, ambíguos e psicodinâmicos.pt
dc.description.abstractThe research presented here investigates the desire of becoming a childhood education teachers, having as a starting point the relationships which are established in the work context, searching an understanding of the conflict between desire and suffering, existing in the individual/subject during the development of the professional activities. Our main objective was to understand how childhood anguishes and desires of the childhood education teachers are reenacted in their adult life, especially in the working situations. We have analyzed the process of choosing a professional career, considering the personal history, the contact with the work and its singularity. We have also tried to comprehend the psychic suffering of the teachers in the development of their educational activities. We conclude that the word space is important in the work, as condition for thinking. Together with the symbolic resonance, the individual may sustain an articulation between his personal history and self-fulfillment in the work ; this condition make it possible the creative suffering and the overcoming of the pathologic suffering, as these two sufferings are interlinked ambiguous and psychodynamic.en
dc.format.extent120 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPsicanalisept
dc.subjectDesejopt
dc.subjectSofrimento psíquicopt
dc.subjectProfessor de educação infantilpt
dc.subjectPsychoanalysesen
dc.subjectDesireen
dc.subjectPsychic sufferingen
dc.subjectChildhood education teacheren
dc.titleDesejo de ser professor da educação infantil: contribuições para estudo da constituição do sujeito no trabalhopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebertao_frbm_me_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000460494-
dc.identifier.capes33004048021P6-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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