You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Arnaldo Alves [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Karina Aparecida de Freitas Dias de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:20:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:08Z-
dc.date.available2016-10-25T19:20:01Z-
dc.date.issued2007-04-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Karina Aparecida de Freitas Dias de. O ensino universitário de Química em descompasso: dificuldades de futuros professores na construção do pensamento químico. 2007. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Química, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97858-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97858-
dc.description.abstractCom base na convicção de que a essência do conhecimento químico está na manipulação de entidades microscópicas e de que, por esse motivo, é fundamental que aqueles que se propõem a aprofundar-se nos domínios dessa ciência tenham acesso à sua peculiar forma de trabalho e raciocínio, o presente trabalho teve por objetivo investigar qual o papel atribuído por licenciandos em Química às discussões acerca da natureza dessa disciplina, com especial atenção à exploração dos fenômenos em nível microscópico. A coleta de dados deu-se a partir de duas atividades com objetivos complementares, e que serviram de base para entrevistas. Na primeira atividade, então, os estudantes discorreram, dentre outros aspectos, sobre a importância da presença de discussões acerca da natureza da Química e das discussões dos fenômenos em nível teórico-conceitual em situações de ensino-aprendizagem. Já na segunda atividade, situações-problema eram apresentadas e passava-se a um momento onde aos estudantes era dada a oportunidade de aplicar suas estratégias de raciocínio e interpretação de fenômenos. Desenvolveu-se uma análise de conteúdo à luz da compreensão epistemológica da Química tanto dos dados emergidos das atividades quanto das entrevistas. Num primeiro momento, os resultados vêm corroborar com a já alarmada ausência de reflexões epistemológicas nos cursos de formação inicial, responsável pela insistente ocorrência de concepções distorcidas de ciência e conhecimento científico identificadas ao longo da pesquisa. Uma análise mais cuidadosa, porém, traz à tona a contradição entre a concepção de ciência Química vendida nas universidades, depreendida da dificuldade apresentada pelos estudantes na construção do raciocínio abstrato e na discussão de sua importância, e as expectativas não correspondidas desses licenciandos...pt
dc.description.abstractBased in the conviction that the essence of the chemical knowledge is the microscopic entities manipulation, the present work investigates the role attributed by Licenciature in Chemistry students to the discussions about the nature of Chemistry, dedicating especial attention to the phenomena exploration in a microscopic level of understanding. Intending the data collection, two activities were proposed, giving the base for the interviews. In the first activity, the students reflected and talked about importance of the discussions about the nature of Chemistry and the interpretation of natural phenomena in a theoretical-conceptual level in teaching and learning situations. In the second skill problem-situations were presented and, to the students, was given the opportunity of applying their reasoning and solving problems strategies. The data collected from the activities and interviews were submitted to a content analysis, based on the Chemistry epistemological comprehension. In a first moment the results corroborate the already alarmed absence of epistemological reflection in the initial formation courses, responsible for insistent occurrence of distorted conceptions about science and scientific knowledge identified in this research. A more careful analysis, however, brings to light the contradiction between the conception about Chemistry science sold in the universities and the students non corresponded expectations. Thus, despite failing, in a general way, in the establishment of deep discussions about Chemistry epistemology, the students majority quest in the explanations in a theoretical-conceptual level the basis for a better grounding (or understanding) of the discussed phenomena. Keywords:...(Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent128 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectConstrução do conhecimento científicopt
dc.subjectPensamento químicopt
dc.titleO ensino universitário de Química em descompasso: dificuldades de futuros professores na construção do pensamento químicopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_kafd_me_araiq.pdf-
dc.identifier.aleph000514296-
dc.identifier.capes33004030072P8-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.