You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCyrino, Antonio de Pádua Pithon [UNESP]-
dc.contributor.authorUliana, Maria Regina Pires-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:10Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:33Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:10Z-
dc.date.issued2010-05-17-
dc.identifier.citationULIANA, Maria Regina Pires. O ensino de graduação médica na comunidade: vivências e percepções de alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. 2010. 164 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98393-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98393-
dc.description.abstractA Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp há 40 anos desenvolve práticas de ensino de graduação médica na comunidade, no âmbito da atenção primária à saúde. Essa experiência se fez sob distintas influências, dentre as quais se podem destacar os movimentos de reforma médica da Medicina Integral e da Medicina Comunitária, nas décadas de 1960 e 1970. Já nos anos 1990 o ensino foi influenciado pelo Programa UNI e, na última década, exerceram papéis relevantes as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina e o papel indutor do Ministério da Saúde, por meio dos programas de incentivo às mudanças curriculares: Promed e Pró-Saúde. Nesse contexto, em 2003, a Faculdade Medicina de Botucatu implanta experiência de ensino na comunidade para alunos do 1º ao 3º ano de graduação - o Programa de Interação Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC), que é orientado pelos princípios da integralidade e humanização e por inovações pedagógicas. Este estudo tem por objetivo compreender os significados e percepções de alunos que cursaram o IUSC e caracterizar sua proposta pedagógica à luz dos movimentos mais recentes de reforma na educação médica. Para tanto, realizou-se estudo de natureza qualitativa com a primeira turma de alunos que cursaram o IUSC, quando já estavam no 6º ano médico, por meio de três grupos focais, e pesquisa documental a respeito do projeto e operacionalização do IUSC. Os conteúdos obtidos nos grupos focais foram transcritos e submetidos a análise temática. O estudo documental do IUSC mostrou sua criação sob influência de políticas públicas de indução de reorientação da educação médica no país, as quais viabilizaram, em parte, a sustentação financeira e política do programa. Sua operacionalização fez-se adotando-se como modelo pedagógico a problematização. Os resultados obtidos mostram que, para...pt
dc.description.abstractFor 40 years the Medical School of Botucatu-Unesp has been developing teaching practices of medical graduation in the community concerning the primary health care. This experience has been influenced by different factors such as the movements of medical renovation of Comprehensive Medicine and Community Medicine, in the 60s and 70s. UNI Program influenced this practice in the 90s; in the last decade two programs played an important role in the medical courses: the National Curriculum Directions and the inducing role of the Health Ministry, through programs which motivated curricula changes like Promed and Pro-Saúde. In such context, in 2003, the Medical School of Botucatu implemented the experience of community teaching for students of the first and third years of graduation – the Program Interaction University, Service and Community (IUSC), guided by the principals of comprehensiveness and humanization and by pedagogical innovations. This study aimed to understand meanings and perceptions of students who studied the IUSC and to characterize its pedagogical proposal regarding recent movements of medical education renovation. This is a qualitative study with the first group of students who have done the IUSC, when they were in the sixth year, through three focus groups and documental research regarding the IUSC project and operation. The narrative obtained in the focus groups were transcribed and submitted to thematic analysis of content. The documental study of UISC showed its development under influences of public policies of induction of medical education reorientation in the country what provided the partial financial and political support of the program. Its operation adopted the problematization as the pedagogical model. The results show that, for the students, the familiar visit was the most significant practical activity experienced during the course; however, there ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent164 f. + 1 Cd-Rom-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação medicapt
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectHumanizationen
dc.titleO ensino de graduação médica na comunidade: vivências e percepções de alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileuliana_mrp_me_botfm.pdf-
dc.identifier.aleph000618078-
dc.identifier.capes33004064078P9-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.