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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98550
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dc.contributor.advisorJorge, Maria Rachel Tolosa [UNESP]-
dc.contributor.authorMartins, Eliana Bolorino Canteiro-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:30Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:37Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:30Z-
dc.date.issued2001-03-06-
dc.identifier.citationMARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Serviço social: mediação escola e sociedade. 2001. 278 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2001.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98550-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98550-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como principal objetivo desvelar as demandas presentes nas relações sociais que se projetam através da escola pública e que podem se configurar num espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social. Partindo do pressuposto de que a escola - vista na perspectiva da totalidade - constitui-se como espaço de contradições, supõe-se que também seja um locus rico de possibilidades de ações interventivas, na direção do fortalecimento da democracia e da conquista da cidadania. Este contexto confere ao Serviço Social um papel relevante, pois apresenta-lhe demandas com as quais trabalha no seu cotidiano. Nas aproximações do Serviço social com a área social da Educação, vê-se a convergência dos seus respectivos projetos ético-políticos, voltados para a formação de uma população mais ativa, participativa e consciente do seu tempo, contribuindo ambos para a efetivação de uma sociedade mais justa. Nesta perspectiva, foram escolhidos como universo para a realização deste estudo, a Escola Ernesto Monte e a Escola Ada Cariane Avalone, ambas na cidade de Bauru e, como sujeitos desta pesquisa, representantes de todos os seus segmentos: alunos, familiares e profissionais da educação. Este estudo permitiu compreender a escola como um espaço de práticas interventivas de várias áreas - entre elas o Serviço Social - que podem contribuir para a construção e realização de um projeto educativo na sociedade brasileira.pt
dc.description.abstractThis reaserch has a the main goal to reveal the demands which exist in the social relations that appear through the Public School that can caracterize it as a real space/place for the social work practice. The school seen under a totality perspective - as a space of contraditions, is also a place of many possiblities to actions towards the emporwerment of the democracy and consequently, the citizenship. This context confirms the social work relevant role because presents demands dealt by it day by day. In the relation between social work and education area, there is the convergence, mainly, related to ethical professional projects, once that both of them are towards the formation of a consius, participative and active population - a most fair society. Under this perspective it was chosen as the universe the Ernesto Monte School and Ada Cariane Avalone School, both located in Bauru city. The subjects are the representatives of all segments: students and their families and education school professsionals. This study allowed to understand the school as a space of several areas practice - among them, the social work - which would be contributing for the construction and fulfillment of its project in the brazilian society.en
dc.format.extent278 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectServiço social escolarpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectIntervenção do Serviço Socialpt
dc.subjectSociedadept
dc.subjectIntervention of Social Worken
dc.subjectSocietyen
dc.subjectEducationen
dc.titleServiço social: mediação escola e sociedadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemartins_ebc_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000153427-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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