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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98576
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dc.contributor.advisorBertani, Iris Fenner [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Eva Susana Soares de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:33Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eva Susana Soares de. Qualidade de vida das mulheres de carreira docente. 2012. 77 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98576-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98576-
dc.description.abstractQualidade de vida é uma percepção particular, complexa e multidimensional, tem como base a satisfação das necessidades mais elementares da vida humana para que os sujeitos nela inseridos possam viver, amar, trabalhar, produzir bens, serviços, ciência ou arte. No mundo do trabalho constata-se cada vez mais a acumulação do capital e a exploração do trabalhador, as novas técnicas de administração e os novos meios de produção se tornaram artimanhas para aumentar a extração da mais valia, neste cenário o dedicado e comprometido profissional da educação trabalha em condições inadequadas, é mal remunerado e desvalorizado socialmente. O objetivo deste trabalho foi compreender a qualidade de vida da mulher de carreira docente, como lida com aumento das exigências e responsabilidades; com a descrença na educação; com a própria desvalorização e, ainda como concilia as duplas e triplas jornadas. O método é ponto fundamental para aclarar fatos da realidade e contribuir para o conhecimento científico. Assim, a pesquisa qualitativa foi o percurso escolhido para a realização deste estudo - proporciona ao pesquisador a vivência da pesquisa, possibilita aprofundar o conhecimento em relação ao sujeito, aproximar-se de seus significados e vivências; suas singularidades, sentimentos, valores, costumes. Teve como sujeitos mulheres de carreira docente que ministram aulas no ensino fundamental I e atuam na carreira há pelo menos vinte anos. Foi realizada em duas escolas, uma pública e outra privada, na cidade de Franca SP, no ano de 2011. Constatou-se que a mulher de carreira docente demonstra paixão e orgulho da profissão e afirma desejar nela permanecer; é provedora do lar; sofre com o mal-estar docente, o burnout, os baixos salários, a culpabilização e autoculpabilização, a desvalorização da profissão...pt
dc.description.abstractQuality of life is a multidimensional, complex and particular perception. It is based on the satisfaction of the most basic needs of human life for the individuals to live, love, work, produce goods, services, science or art. In the world of work is observed the increasingly of the capital accumulation and the exploration of the workers, the new management techniques and new means of production become stratagems to improve extraction of surplus value. In this scenario, the dedicated and committed education professionals have been working in inadequate conditions, underpaid and undervalued socially. The objective of this study is to understand the quality of life of the woman that teaches as a career. As a professional, how she deals with increasing demands and responsibilities, with disbelief in education, depreciation of their career, and also how she reconciles the double and triple journeys. It is essencial to clarify the reality and contribute to scientific knowledge, so the chosen methodology was the qualitative research - what enables deepen into the subject, approaching their meanings and experiences, their singularities, feelings, values and customs. The subject is elementary school teachers on this work career for at least twenty years; the survey was conducted in two schools, one public and other private, in the city of Franca SP Brazil, in the year of 2011. It was noticed that the woman of teacher career demonstrates passion and pride of the profession and wishes to persist on it, is a home provider, suffers with the teaching ill, burnout, low salaries, blames, the devaluation of her profession and uses her free time to perform school tasks. The professional sees her career as a mission and declares to wish to be God, possibly to end the gap between the desire to do and its impossibility... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent77 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectQualidade de vidapt
dc.subjectRelações de gêneropt
dc.subjectMulheres - Condições sociaispt
dc.subjectProfessoraspt
dc.subjectEducação - Historiapt
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt
dc.subjectPolitica e educaçãopt
dc.subjectPoliticas publicas - Franca (SP)pt
dc.subjectServiço social com mulherespt
dc.subjectEducationpt
dc.subjectQuality of lifept
dc.subjectTeacherspt
dc.titleQualidade de vida das mulheres de carreira docentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_ess_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000707298-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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