You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Djanira Soares de Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorBastos, Luciene Domingos de Sousa-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:34Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:34Z-
dc.date.issued2012-04-16-
dc.identifier.citationBASTOS, Luciene Domingos de Sousa. Gestão democrática da escola pública: questões e possibilidades. 2012. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98582-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98582-
dc.description.abstractEsta dissertação objetivou conhecer os modelos de gestão no âmbito educacional, analisar o histórico autoritário, as tendências democráticas, refletindo sobre o que seria mais viável no contexto hodierno da escola pública, bem como a responsabilidade da comunidade escolar, representada por alunos, pais, funcionários e dirigentes escolares nesta gestão. A pesquisa se mostra relevante devido à importante função da instituição escolar e da consequência social e política que ela acarreta. O material produzido poderá auxiliar na orientação de diretores para o desenvolvimento de uma gestão realmente democrática, como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Por meio de questionários foram organizados gráficos que possibilitaram a visualização de pontos positivos e outros que necessitam maior atenção para que as escolas públicas possam delinear seu trabalho partindo de seu contexto social, conciliando uma boa administração escolar com um bom projeto político-pedagógico. Enfim, este trabalho analisou o quanto a legislação vigente, a escola e sua equipe e a comunidade escolar estão preparados para ocupar seus papeis em uma gestão educacional democrática, com compromisso e competênciapt
dc.description.abstractThis paper aimed to identify educational management models, analyze the authoritarian historical, democratic tendencies, reflecting about what could be more viable in nowadays context of public schools, as well as the responsibility of the school community, represented by students, parents, staff and school leaders in this administration. The research shows itself significant due to the important role of the school institution and the social and political consequence it entails. The produced article may assist in principal’s orientation for the development of a truly democratic management, as determined by the Law of Guidelines and Bases (LGB). Through questionnaires it was set charts that allowed visualization of positive points and others that require more attention in order to public schools be able to plan, starting from its reality, integrating administrative and financial matters with the resume and other political and pedagogical concerns. Finally, this study examined how the current law, the school and its staff and the school community are prepared to take their roles in a democratic educational management with commitment and competenceen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent120 f. : il. fotos, gráfs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectServiço social escolarpt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectPoliticas publicas - Brasilpt
dc.subjectEducação - Participação dos paispt
dc.subjectEscolas publicas - Organização e administraçãopt
dc.subjectLei de Diretrizes e Basespt
dc.subjectSocial Servicept
dc.titleGestão democrática da escola pública: questões e possibilidadespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebastos_lds_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000710644-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.