You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDavid, Célia Maria [UNESP]-
dc.contributor.authorFerreira, Maria José-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:35Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:35Z-
dc.date.issued2012-06-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria José. A prática do assistente social na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes: uma experiência do município de Uberaba/MG. 2012. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98586-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98586-
dc.description.abstractO estudo que se segue apresenta uma experiência que relaciona a área do serviço social e da educação no município de Uberaba/MG. O objetivo deste estudo foi revelar a prática do assistente social na educação escolar, como forma de reforçar a necessidade da presença desse profissional junto aos órgãos governamentais ou não governamentais, que operacionalizam políticas públicas neste município. Nessa perspectiva, analiso-se o trabalho realizado por duas assistentes sociais, uma delas a própria pesquisadora, na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes (EMABEM), entre os anos de 2006 e 2011, embasado na Lei n. 16.683/07, que prevê o assistente social nas escolas da Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais, de autoria do Deputado Estadual André Quintão. Para alcançar os objetivos a que nos propomos, utilizamos a pesquisa qualitativa fundamentada nos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e estudo de caso, os quais disponibilizaram informações inéditas sobre o objeto pesquisado e contribuíram para a análise dos dados. A pesquisa de campo teve a participação de dezessete sujeitos que são identificados por nomes fictícios e por categorias, a saber: categoria discente; categoria pais/comunidade; categoria equipe administrativa; categoria equipe dirigente e categoria docentes. Estes sujeitos estão inseridos no cotidiano escolar, acompanhando com frequência a prática do assistente social na unidade de ensino, sendo fontes de possibilidades para analisar o objeto de estudo. Os resultados da pesquisa revelam que a inserção do assistente social na escola é necessária e importante para alcançar resultados efetivos no todo da escola e da comunidade. Assim, podemos afirmar que o assistente social, hoje, é parte indispensável para a EMABEM e para aqueles que nela estão vinculadospt
dc.description.abstractThe following research presents an experiment related to social work and education in the city of Uberaba, MG. The aim of this research was to reveal the practice of Social Workers in school education as a way to strengthen the need for the presence of this kind of worker along with government or non-government agencies, which effectuate public policy in this county. From this perspective, we analyze the work of two Social Workers, including the researcher, at Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes (EMABEM), between 2006 and 2011, based on Law n. 16.683/07, which provides the practice of Social Workers in public schools of the State of Minas Gerais, authored by the state deputy André Quintão, To achieve the goals we set ourselves, we used qualitative research based on the following methodological procedures: bibliographical research, documentary research, field research and case studies, which have provided new information about the target researched and contributed to data analysis. The fieldwork was attended by seventeen subjects who are identified by fictitious names and categories, namely: student category; parents/community category; management team category; team leader category and teaching category. These subjects are inserted in the daily school and they follow the practice of Social Workers at the school and, that way, they can be sources to analyze the main object of this research. The survey results reveal that inclusion of social workers in schools is a necessary and important part to achieve effective results in the school and the community as well. Thus, it’s possible to say that nowadays the social worker’s job is an imperative part of EMABEM and to those who are linkeden
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent186 f. : il. fotos, gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectServiço social escolarpt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectServiço social - Educação - Uberabapt
dc.subjectPoliticas publicas - Minas Geraispt
dc.subjectServiço social - Prática profissionalpt
dc.subjectAssistentes sociaispt
dc.subjectSocial Servicept
dc.titleA prática do assistente social na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes: uma experiência do município de Uberaba/MGpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileferreira_mj_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000710045-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.