You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Djanira Soares de Oliveira e [UNESP]-
dc.contributor.authorLança, Angelita Márcia Carreira Gandolfi-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:35Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:38Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:35Z-
dc.date.issued2012-09-14-
dc.identifier.citationLANÇA, Angelita Márcia Carreira Gandolfi. Serviço social e educação: interfaces de uma atuação política. 2012. 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98590-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98590-
dc.description.abstractA dissertação fundamenta-se em pesquisas de natureza bibliográfica e de Campo (quantitativa e qualitativa), sob referência do método materialista histórico dialético. Apresenta como objetivo principal a compreensão do processo de inserção do Serviço Social na Política Educacional do município de Ribeirão Preto/SP, em atenção ao perfil de educador social e político do Assistente Social. Aborda em seu desenvolvimento a trajetória histórica da Educação e do Serviço Social na sociedade brasileira desde o início, identificando proximidades e distanciamentos entre as duas áreas na conjuntura econômica, política, social e cultural do país, em busca de evidenciar os desafios e possibilidades da atuação do Assistente Social no sistema educacional, em específico nas instituições de ensino públicas e privadas. Em resposta às descobertas e evidências da Pesquisa, realiza alguns apontamentos e/ou sugestões para a categoria profissional em prol de seu fortalecimento e legitimação na sociedade, bem como frente ao seu processo de regulamentação e inserção na Política Social de Educação. A pretensão é a de contribuir com o debate e a realização de ações estratégicas em torno da temática, que se apresenta como pauta contemporânea de discussões, embora evidencie conflitos e contradições de longa datapt
dc.description.abstractThe dissertation is based on research of bibliographic nature and Field (quantitative and qualitative), in reference to the historical materialist dialectical method. It shows as the main objective the understanding of the process of integration of Social Work in Education Policy in Ribeirão Preto / SP, in response to the profile of social and politician educator of the Social Worker. It addresses in its development the historical trajectory of Education and Social Services in Brazilian society since the beginning, identifying proximities and distances between the two areas in a set of economic, political, social and cultural of the country, in search to highlight the challenges and possibilities of the Social Worker’s action in the educational system, specifically in institutions of public and private learning. In response to the findings and evidence of the research, it is made some notes and / or suggestions for the professional category in favor of its strengthening and legitimacy in the society, as well as front of its regulatory process and integration into the Social Policy of Education. The intention is to contribute to the debate and implementation of strategic actions around the theme that presents itself as a contemporary agenda of discussions, although evidences conflicts and contradictions of long standingen
dc.format.extent184 f. : gráfs., mapas, tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectServiço socialpt
dc.subjectPolitica e educação - São Paulo (Estado)pt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectAssistentes sociais - Educaçãopt
dc.subjectProfissões - Assistência socialpt
dc.subjectPolítica socialpt
dc.subjectEducadorespt
dc.subjectEducação - Brasilpt
dc.subjectSocial servicept
dc.titleServiço social e educação: interfaces de uma atuação políticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelanca_amcg_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000723188-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.