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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98625
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dc.contributor.advisorSouza, Irene Sales de [UNESP]-
dc.contributor.authorMotta, Fernanda Paula de Carvalho-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:40Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:39Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:40Z-
dc.date.issued2005-12-12-
dc.identifier.citationMOTTA, Fernanda Paula de Carvalho. O tema transversal pluralidade cultural: a possibilidade da igualdade étnica e cultural no ambiente escolar ou atualidade do mito da democracia racial?. 2005. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98625-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98625-
dc.description.abstractConhecer para entender, respeitar e integrar, aceitando as contribuições das diversas culturas presentes na sociedade brasileira, deve ser o objetivo específico da introdução do tema transversal Pluralidade Cultural nas práticas pedagógicas. A adequada inclusão deste tema nos currículos e nos projetos pedagógicos configura-se na possibilidade da igualdade étnica/cultural no ambiente escolar. A proposta de que essa temática ilumine as práticas escolares na promoção da igualdade étnica/cultural no ambiente escolar é muito louvável, mas insuficiente, pois não é combinada a outros esforços de informação, sensibilização, formação continuada dos professores, acesso a pesquisas e propostas concretas para o tratamento adequado deste tema em sala de aula. Neste sentido este trabalho científico tem por objetivo investigar sobre a aplicação e efetivação do tema transversal Pluralidade Cultural nos currículos, nos projetos e nas práticas pedagógicas das escolas da rede pública municipal da cidade de Franca. Para atingi-lo será necessário concentrar informações sobre o apoio institucional que as escolas recebem da Secretaria de Educação; conhecer os projetos e trabalhos desenvolvidos por estas em referência ao tema; conhecer a forma como os professores têm trabalhado o tema Pluralidade Cultural em sala de aula, especialmente em relação à cultura negra, suas práticas pedagógicas e suas dificuldades.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent210 f. : anexos-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectNegros - Educaçãopt
dc.subjectRacismo - Preconceitopt
dc.subjectTema transversalpt
dc.subjectPluralidade culturalpt
dc.subjectDiscriminação étnica/cultural no ambiente escolarpt
dc.subjectNegros e educaçãopt
dc.subjectMito da democracia racial no Brasilpt
dc.titleO tema transversal pluralidade cultural: a possibilidade da igualdade étnica e cultural no ambiente escolar ou atualidade do mito da democracia racial?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemotta_fpc_me_fran.pdf-
dc.identifier.aleph000475401-
dc.identifier.capes33004072067P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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