You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarranghello, Norian [UNESP]-
dc.contributor.authorCosta Neto, Alvaro-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:41Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:39Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:41Z-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Alvaro. Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais. 2009. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98634-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98634-
dc.description.abstractO ensino é de vital importância para a evolução de uma sociedade. Metodologias e ferramentas de ensino visam otimizar e facilitar o aprendizado de forma que o processo de aprendizagem seja eficiente. Descreve-se nesta dissertação um ambiente de apoio ao ensino – chamado Classroom – com ênfase na Teoria das Inteligências Múltiplas cujo objetivo é fornecer ferramentas e guias para a criação de aulas virtuais, facilitando a composição e exposição de complementos para aulas presenciais. Além do ambiente e suas ferramentas, descreve-se também os raciocínios que nortearam a criação de um curso complementar de Sistemas Digitais para demonstração do uso do ambiente, tanto pelo professor que o criou quanto pelos alunos que o estudaram e avaliaram. Em seguida, são relatadas as formas de avaliação do ambiente, bem como os resultados obtidos. Por fim, conclui-se a dissertação com indicações dos pontos positivos que foram identificados com os resultados das avaliações e de melhorias que podem ser realizadas em extensões do ambiente Classroom.pt
dc.description.abstractTeaching has a vital importance to the evolution of a society. Teaching methodologies and tools aim to optimize and facilitate the learning process so that it becomes more efficient. This dissertation describes a teaching support environment – named Classroom – based on the Theory of Multiple Intelligences whose goal is to provide tools and guides to the creation of virtual classes, facilitating the composition of and exposure to material complimentary to that presented in attendance classes. Besides the environment and its tools, it is also described the reasoning behind the creation of a complementary Digital Systems course to demonstrate the use of the environment by the professor and the students that tested it. Afterwards, the process to evaluate the environment is presented, as well as the obtained results. In the end, the dissertation is concluded with indication of the positive and negative points that were identified by analyses of the evaluations results. Improvements are also proposed so that the Classroom environment may be extended.en
dc.format.extent63 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCircuitos logicospt
dc.subjectCircuitos integrados digitaispt
dc.subjectEnsino - Ambiente de apoiopt
dc.subjectCircuitos digitiaispt
dc.subjectSistemas digitaispt
dc.subjectDigital integrated circuitsen
dc.subjectDigital systemsen
dc.titleAmbiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecostaneto_a_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000598994-
dc.identifier.capes33004153073P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.