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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98699
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dc.contributor.advisorCavenaghi, Marcos Antônio [UNESP]-
dc.contributor.authorBarbieri, Wellington Reina-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:21:50Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:41Z-
dc.date.available2016-10-25T19:21:50Z-
dc.date.issued2012-11-30-
dc.identifier.citationBARBIERI, Wellington Reina. Proposta e modelagem de comunicação segura para redes veiculares (VANETS). 2012. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98699-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98699-
dc.description.abstractOs avanços constantes da tecnologia, a facilidade da troca de informação em todas as áreas conhecidas e equipamentos cada vez mais sofisticados apresentam um cenário onde se torna imprescindível uma infraestrutura que proporcione comunicação entre os veículos que circulam nas cidades e rodovias, para haver uma maior segurança no tráfego. Esta ferramenta conhecida como VANET (Vehicular Ad Hoc NETwork) é uma subclasse da redes Ad Hoc que tem como objetivo a comunicação entre veículos e/ou entre veículos e uma infraestrutura de acostamento, e tem a finalidade de proporcionar segurança e autonomia nas vias rodoviárias. Mas esta troca de informação ainda é frágil e cada vez mais fácil de ser interceptada. Com o intuito de minimizar as invasões e interceptações, foi proposta a utilização do protocolo TESLA (Timed Efficient Stream Loss-Tolerant Authentication) que é um protocolo de segurança utilizado na troca de informações nas comunicações e baseiase na perda de tempo de sincronização entre o emissor e o receptor. O objetivo deste trabalho é modelar em UML e Fluxograma a alteração na comunicação na rede VANET, sendo possível escolher qual protocolo será utilizado e a segurança no protocolo TESLA, que tornará possível a escolha de qual criptografia utilizar, e para esta modelagem está prevista a utilização da técnica da Criptografia das Curvas Elípticas – ECCpt
dc.description.abstractThe constant advances in technology, the ease of information exchange in all areas, and increasingly sophisticated equipment present a scenario where it becomes essential to have an infrastructure that provides communication between vehicles traveling in cities and highways to be safer in traffic. This tool is known as VANET (Vehicular Ad hoc NETwork) and is a subclass of ad hoc networks that aims communication between vehicles and/or between vehicles and roadside infrastructure, in order to provide security and autonomy roads. But, this exchange of information is still fragile and increasingly easy to be intercepted. In order to minimize intrusions and hijacks, it was proposed to use the TESLA protocol (Timed Efficient Stream LossTolerant Authentication), which is a security protocol used in the communication exchange and based on the loss of synchronization time between transmitter and receiver. The objective of this work is to model in UML and Flowchart change in the VANET network communication, and can choose which protocol will be used and safety at TESLA protocol, which make it possible to choose which encryption to use, and this model is expected to use the technique of Elliptic Curve Cryptography ECCen
dc.format.extent90 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSistemas de computação sem fiopt
dc.subjectSistemas de comunicação sem fiopt
dc.subjectRedes de computadores - Protocolospt
dc.subjectComputer network protocolspt
dc.subjectWireless communication systemspt
dc.subjectWireless data communication systemspt
dc.titleProposta e modelagem de comunicação segura para redes veiculares (VANETS)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebarbieri_wr_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000707248-
dc.identifier.capes33004153073P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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