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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98934
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, José Carlos de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Pires, Alex Facciolo | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:22:20Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:22:20Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-22 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Alex Facciolo. Responsabilidade do estado no combate à corrupção. 2012. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/98934 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98934 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de dissertação discorre sobre a responsabilidade do Estado no combate a corrupção. Partimos de uma premissa certa: o Estado é ineficiente na prevenção, repressão e no combate a corrupção, porquanto há impunidade dos agentes que desviam dinheiro dos cofres públicos e falta uma resposta rápida do Estado frente aos escândalos nacionais de corrupção. O fato de o Brasil ter sido colonizado por portugueses degredados (oportunistas e ladrões), negros (subjugados a escravidão) e índios (perderam sua identidade em razão da colonização), e a fomentada cultura brasileira do “herói malandro”, do “rouba mas faz”, do “olha com quem está falando”, do “jeitinho brasileiro”, contribuem para a ocorrência de corrupção. Mas não é por isso que justifica a ineficiência estatal. Há necessidade imperiosa de algumas alterações nas instituições públicas responsáveis pelo controle e fiscalização do dinheiro público – accountability – e a há necessidade de algumas alterações legislativas importantes nas leis que cuidam do tema, a fim de melhorar a prevenção, repressão e combate a corrupção pelo Estado. Em verdade, entendemos que seja necessária a implantação de um sistema nacional de integridade apresentando o Estado um plano nacional de combate a corrupção, participando dele ativamente a sociedade civil. A abordagem a lei de improbidade administrativa (Lei n. 8.429/92) é de suma importância para o presente trabalho. O diploma legal que prevê as condutas ímprobas e corruptas, bem como as penalidades a serem impostas aos autores dessas práticas. Destarte, através de estudos de casos específicos e alguns escândalos nacionais revelamos o porquê até hoje não houve o julgamento, e se houve, por que ocorreu absolvição das pessoas processadas e, se condenadas... | pt |
dc.description.abstract | This dissertation discusses the state's responsibility in combating corruption. We start from a premise right: the state is ineffective in the prevention, repression and the fight against corruption, since there is impunity for officials who divert money from public coffers and lack a rapid response to the State against domestic corruption scandals. The fact that Brazil was colonized by Portuguese exiles (opportunistic thieves), blacks (enslaved to slavery) and Indians (lost their identity because of colonization), Brazilian culture and fostered the trickster hero, the steals but does , the look who's talking , the Brazilian way , contribute to the occurrence of corruption. But why is not justified to state inefficiency. There is urgent need for some changes in public institutions responsible for control and supervision of public money - accountability - and need some significant legislative changes in laws that take care of the issue in order to improve prevention, enforcement and combating corruption by the state. In fact, we understand it is necessary to introduce a national system of integrity presenting the state a national plan to combat corruption, it actively participating civil society. The approach to the law of administrative misconduct (Law n. 8.429/92) is of paramount importance to this work. The statute that provides ímprobas and corrupt conduct, as well as the penalties to be imposed on the perpetrators of such practices. Thus, through specific case studies and some national scandals reveal why until now there was no trial, and if there was, why was acquitted of persons prosecuted and if convicted, for the purposes of sentencing does not really materialized, that is, public money has not returned to the treasury, there was no loss of office, suspension of political rights, etc ... | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 95 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Direito administrativo - Brasil | pt |
dc.subject | Responsabilidade do Estado | pt |
dc.subject | Improbidade administrativa | pt |
dc.subject | Crime contra a administração pública | pt |
dc.subject | Corrupção administrativa | pt |
dc.subject | Moralidade (Direito) | pt |
dc.subject | Impunidade | pt |
dc.subject | Law | pt |
dc.title | Responsabilidade do estado no combate à corrupção | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | pires_af_me_fran.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000719291 | - |
dc.identifier.capes | 33004072068P9 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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