You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Naira Reinaga de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:26Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:46Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:26Z-
dc.date.issued2011-03-18-
dc.identifier.citationLIMA, Naira Reinaga de. Mátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviria. 2011. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98982-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98982-
dc.description.abstractConsiderando as reflexões sobre o cinema latino-americano, propomos a análise dos filmes Rodrigo D. No futuro (Colômbia, 1990), La Vendedora de Rosas (Colômbia, 1998) e Sumas y Restas (Colômbia, 2004), todas do cineasta colombiano Victor Gaviria, discutindo a forma como estes filmes abordam a questão da marginalidade, pobreza e violência urbana na Colômbia atual. Dialogando com a tradição da cinematografia política latino-americana, as obras do cineasta nos colocam importantes reflexões sobre a realidade da América Latina. Com uma proposta de realismo diferenciada, com o uso de atores não-profissionais que participam da elaboração do roteiro, os filmes representam também uma inovação em relação ao cinema latino-americano atual, pois permitem a intervenção dos sujeitos que pretende representar a partir de seus próprios espaços e discursos. Tentaremos mostrar em nossa análise como a proposta de realismo destes filmes problematiza os resultados do processo de modernização periférica pelo qual passou a Colômbia nos últimos anos e como examina essa realidade na vida dos sujeitos que deste processo herdam, fundamentalmente, os efeitos nefastos.pt
dc.description.abstractConsiderando las reflexiones sobre cine latinoamericano, proponemos el análisis de las películas Rodrigo D No futuro (Colombia, 1990), La vendedora de rosas (Colombia, 1998) e Sumas y restas (Colombia, 2004), todas del cineasta colombiano Víctor Gaviria, discutiendo como se trata la cuestión de la marginalidad, pobreza y violencia urbana en Colombia actual. Dialogando com la tradición de la cinematografia política latinoamericana, las obras del cineasta nos traen importantes reflexiones sobre la realidade de América Latina. Com una propuesta de realismo diferenciada, con el uso de actores no-profesionales que participan de la elaboración del guión, las películas representan también una imnovación en relación al cine latinoamericano actual, pues permiten la intervención de los sujetos que se pretende representar a partir de sus propios espacios y discursos. Pretendemos analizar como la propuesta de realismo de las películas problematiza los resultados del proceso de modernización periférica por lo cual ha pasado Colombia en los últimos años, desde la vida de los sujetos que de ese proceso heredan, fundamentalmente, los efectos nefastos.es
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent148 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGaviria, Víctorpt
dc.subjectCinema - Aspectos sociais - Colômbiapt
dc.subjectExclusão social - Colômbiapt
dc.subjectViolência no cinemapt
dc.subjectCine latinoamericanoen
dc.subjectCine colombianoen
dc.subjectViolencia y cuestión urbanaen
dc.titleMátate, mi amigo, mátate!: periferia, marginalização e violência no cinema de Víctor Gaviriapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelima_nr_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000671463-
dc.identifier.capes33004110042P8-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.