You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCaccia-Bava, Augusto [UNESP]-
dc.contributor.authorBorges, Egor Vasco-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:47Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:27Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationBORGES, Egor Vasco. Polícia em Moçambique: padrões e experiências de formação de jovens policiais (1975-2011). 2012. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/98987-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98987-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender as experiências de formação profissional de duas gerações de policiais da Polícia da República de Moçambique (PRM) tendo como base as épocas ou os contextos políticos sociais em que se inserem suas escolas de formação entre 1975 a 2011. A primeira geração ingressara por volta de 1974, durante a transição para a independência, entre guerrilheiros e militantes políticos sem muita escolaridade, mas com fortes convicções e espírito patriótico/revolucionário e a segunda com alguma escolaridade e opções políticas diversas que ingressara em 1999 através da Academia de Ciências Policiais dentro de um segundo quadro de reformas do Estado moçambicano e, em particular, da PRM. Para a materialização do objetivo proposto, metodologicamente, optou-se pela revisão da literatura, análise documental e trabalho de campo, no qual predominaram as entrevistas estruturadas individuais e, por questionários, enviados por e-mail. Nessas entrevistas consideramos como grupo de referência os oficiais de ambos os grupos vinculados as escolas de formação e as unidades e subunidades policiais como forma de captar os aspetos comuns e diferenciadores nas suas experiências de formação policialpt
dc.description.abstractThis research aimed to understand the formative experiences of two generations of police officers from the Republic of Mozambique based on the ages or social political contexts in which they operate their training schools between 1975 and 2011. The first generation had joined around 1974, during the transition to independence, between the guerrillas and political activists without much education, but with strong convictions and patriotic spirit - and the second with a revolutionary education and various policy options that joined in 1999 by the Academy of Police Science within a second frame of the Mozambican state reforms and, in particular, the PRM. To materialize the proposed objective, methodologically, we opted for the literature review, documentary analysis and fieldwork predominated structured individual interviews, and questionnaires sent by e-mail. Consider these interviews as a reference group of officials from both groups linked training schools and police units and subunits as a way to capture the common aspects and differentiators in their experiences of police trainingen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent139 f. : il., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectPolicia - Estudo e ensino - Moçambiquept
dc.subjectPolice training - Moçambiqueen
dc.titlePolícia em Moçambique: padrões e experiências de formação de jovens policiais (1975-2011)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileborges_ev_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000686852-
dc.identifier.capes33004030017P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.