You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99024
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWhitaker, Dulce Consuelo Andreatta [UNESP]-
dc.contributor.authorVitorino, Diego da Costa-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:32Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:47Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:32Z-
dc.date.issued2009-12-09-
dc.identifier.citationVITORINO, Diego da Costa. O cursinho pré-vestibular para negros e carentes da ONG Fonte (Araraquara-SP) à luz dos debates sobre racismo e cultura negra. 2009. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99024-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99024-
dc.description.abstractPense num Cursinho Pré-Vestibular no Brasil. É este o contexto escolar em que se desenvolveu essa pesquisa. Apesar dos Cursinhos serem algo tão corriqueiro na vida dos estudantes brasileiros que pretendem ingressar nas universidades públicas e privadas, a análise demonstrou que eles são o palco da disputa política da população afrobrasileira para alcançar os bancos universitários. O trabalho apresenta a proposta político-pedagógica do “Cursinho Pré-Vestibular para Negros e Carentes” elaborada por professores e coordenadores da ONG FONTE, cuja principal meta é a inserção dessa população no ensino superior. A pesquisa desvela que a capacitação dos educadores para o trabalho com a questão do combate ao racismo, acaba criando uma pedagogia anti-racista, muito atenta aos atos de discriminação e preconceito em sala de aula. A pesquisa tem como relevância o fato de ressaltar a associação entre o poder público e a sociedade civil no desenvolvimento de políticas de ações afirmativas locais com o objetivo de implementar a lei 10.639/03 dentro de seus projetos educacionaispt
dc.description.abstractThink of a pre-university courses in Brazil. This is the school context in which it developed this research. Despite being cram something so commonplace in the lives of Brazilian students who intend to enter into public and private universities, the analysis showed that they are the stage of the race read less population policy to achieve the university seats. The paper presents the political-pedagogical proposal of pre-university courses for Blacks and Needy” drawn up by teachers and coordinators of the ONG FONTE, whose main goal is the inclusion of this population in higher education. The research reveals that the training of educators to work with the issue of combating racism, ends up creating an anti-racist pedagogy, paying close attention to discrimination and prejudice in the classroom. The research is important to emphasize the fact that the association between government and civil society in developing local policies of affirmative action in order to implement the law 10.639/03 within their educational projectsen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent132 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRacismopt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectProgramas de ação afirmativapt
dc.subjectCursinhos pré-vestibularpt
dc.subjectCultura negrapt
dc.subjectDiversidade culturalpt
dc.subjectSociologia da educaçãopt
dc.subjectPreparatory coursesen
dc.subjectAfrobrazilian cultureen
dc.subjectRacismen
dc.subjectAffirmative actionen
dc.titleO cursinho pré-vestibular para negros e carentes da ONG Fonte (Araraquara-SP) à luz dos debates sobre racismo e cultura negrapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevitorino_dc_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000625180-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.