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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99049
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorYonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]-
dc.contributor.authorCustódio, Ronaldo Mosquetta-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:35Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:35Z-
dc.date.issued2013-05-21-
dc.identifier.citationCUSTÓDIO, Ronaldo Mosquetta. A realidade aumentada na produção de conteúdos para TV digital. 2013. 66 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99049-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99049-
dc.description.abstractA utilização da Realidade Aumentada (RA) na produção de conteúdos educativos contribui para facilitar o aprendizado e torna uma explicação mais atrativa e dinâmica em relação aos meios tradicionais. Interagir um ambiente real com objetos virtuais tridimensionais em tempo real é um desafio para os ambientes de estúdios virtuais, pois expande as possibilidades na produção de um programa educativo televisivo. Este trabalho demonstra que o uso de uma ferramenta de autoria facilita a produção deste programa, interagindo de forma dinâmica os objetos em cena entre o ambiente real e o ambiente virtual utilizando a RA, em que o usuário ou o próprio instrutor poderá desenvolver conteúdos de forma dinâmica, gerando um vídeo que possa ser transmitido de forma on-line ou armazenado para possíveis transmissõespt
dc.description.abstractThe use of the Augmented Reality (AR) in the production of educational contents contributes to facilitate learning and makes an explanation more attractive and dynamic comparing to traditional media. To interact a real environment with tridimensional virtual objects in real time is a challenge for the virtual studios environment, as it expands the possibilities of producing a TV educational program. This paper demonstrate that ehe use of an authoring tool a facilitates the production of such program, interacting dynamically the objects on scene between the real and virtual environments by the use of AR, where the user or the instructor himself will be able to develop contents in a dynamic way, generating a video that can be transmitted on line or stored for future transmissionsen
dc.format.extent66 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTelevisão digitalpt
dc.subjectMídia socialpt
dc.subjectRealidade aumentadapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDigital televisionpt
dc.titleA realidade aumentada na produção de conteúdos para TV digitalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecustodio_rm_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000732588-
dc.identifier.capes33004056088P9-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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