Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99056
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Ginciene, Guy | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:22:36Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:22:36Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-16 | - |
dc.identifier.citation | GINCIENE, Guy. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino dos 100 metros rasos. 2012. 148 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/99056 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99056 | - |
dc.description.abstract | Observando o impacto das tecnologias em nossa sociedade, percebemos a necessidade de criar um material didático condizente com as Tecnologias da Informação e Comunicação capaz de subsidiar o trabalho do professor de Educação Física no ensino do atletismo, em especial, dos 100 metros rasos. Não por outro motivo, o objetivo desse trabalho foi organizar um material didático virtual, localizando jogos virtuais, vídeos, sites, blogs e redes sociais relacionados à prova dos 100 metros rasos, compondo um banco de dados e sugerindo atividades que visassem a utilização desse material no ensino dos 100 metros rasos em aulas de Educação Física. Para realizar essa pesquisa, dividimos os trabalhos em 4 etapas. Na primeira etapa, fizemos uma revisão de literatura acerca dos temas da pesquisa. Na segunda etapa, localizamos e organizamos os jogos virtuais, vídeos, sites, blogs e redes sociais em um banco de dados. Na terceira etapa, elaboramos algumas sugestões de atividades. E por fim, na quarta etapa, organizamos todos os dados localizados, no Moodle. No total, foram 79 links coletados e relacionados aos 100 metros rasos, os quais foram organizados em 4 categorias, uma para cada banco de dados – História, Técnica, Regras e Atletas –, divididas em vídeos, sites, blogs, jogos virtuais e redes sociais. Os dados de cada um desses recursos foram organizados e elencados, contendo um título, data de acesso, link e uma breve descrição. Esperamos que esse material didático virtual construído no Moodle, contribua tanto para orientar os professores no ensino do atletismo – em especial, da prova dos 100 metros rasos – como também para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – em especial da internet – em aulas de Educação Física na escola | pt |
dc.description.abstract | Noting the impact of technology in our society, we realize the need to create a didactic material based on the Information and Communication Technologies to support the work of the physical education teacher in the teaching of athletics, in particular, the 100 meters dash. For no other reason, the aim of this study was to organize a virtual didactic material, searching virtual games, videos, websites, blogs and social networks related to the 100 meters dash, organizing a database and suggesting activities aiming to the use of this didactic material to the teaching of the 100 meters dash in physical education classes. To accomplish this research, we divided the work in four steps. In the first step, we did a literature review of research themes. In the second step, we search and organize virtual games, videos, websites, blogs and social networks in a database. In the third step, we did some suggestions for activities. And finally, the fourth step, we organize all data in Moodle. In total, we collected 79 links related to 100 meters dash, which were organized in four categories, one for each database - History, Technology, Rules and Athletes - divided into videos, websites, blogs, games and virtual social networks. Each data were organized and listed, containing a title, date of access, link and a brief description. We hope this virtual didactic material, built on Moodle, contributes both to guide teachers in teaching athletics - in particular, of the 100 meters dash - as well as the use of the Information and Communication Technologies - in particular the Internet - in Physical Education classes in school | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 148 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Atletismo - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Professores de educação fisica | pt |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt |
dc.subject | Corridas | pt |
dc.title | A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino dos 100 metros rasos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000693334.pdf | pt |
dc.identifier.aleph | 000693334 | - |
dc.identifier.capes | 33004137066P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.