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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99077
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dc.contributor.advisorMartins, Carlos José [UNESP]-
dc.contributor.authorCarneiro Junior, Sérgio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:38Z-
dc.date.issued2013-04-30-
dc.identifier.citationCARNEIRO JUNIOR, Sérgio. O corpo chinês e as artes marciais: da ascese marcial, ao Wushu moderno. 2013. 173 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99077-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99077-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo, analisar a prática do Wushu, ocidentalmente conhecido por Kung-Fu, situando-o como arte marcial componente da cultura chinesa imperial tardia e moderna. Pré e pós a emergência do Comunismo em 1949; circunscrevendo o surgimento do “Wushu moderno” e suas implicações. Atentando para as transformações na civilização chinesa pós-revolução Maoísta, as rupturas entre tradicional e moderno, contexto no qual a prática do Wushu foi reconfigurado na condição de esporte, não mais restrito aos templos ou ao exército, mas estendido às escolas chinesas em um formato laico e pedagógico. Fato que associou outros sentidos à palavra “arte”, dentro da expressão “arte marcial” e à prática, antes próxima da ascese (do termo Grego: “askésis”, que quer dizer “exercício”) corporal e espiritual. Relação que não se consuma na sociedade contemporânea, uma vez que as técnicas corporais, em tempos modernos e no contexto das artes marciais, distanciaram-se das “artes” e se aproximaram do ambiente esportivo; do esporte, propriamente ditopt
dc.description.abstractThis study aims to analyze the practice of Wushu, western known as Kung-Fu, making them the martial art component of late imperial Chinese culture and modern. Before and after the emergence of Communism in 1949, circumscribing the emergence of modern Wushu and its implications. Paying attention to the changes in Chinese civilization post-Maoist revolution, the breaks between traditional and modern, the context in which the practice of Wushu was reconfigured on condition of sport, no longer restricted to the temples or the imperial army, but extended to Chinese schools in a format of secular teaching. Fact that other meanings associated with the word art within the term martial art and practice before the next to asceticism (from the Greek word: Askesis, which means exercise) of body and spirit. Relationship wich is not consummated in contemporary society, since the body techniques in modern times and in the context of martial arts, distanced themselves from the arts and approached the sporting environment, of sport, itselfen
dc.format.extent173 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectKung fupt
dc.subjectKung-fupt
dc.subjectArtes marciaispt
dc.subjectChina - Historia - Revolução Cultural - 1966-1969pt
dc.subjectAscetismopt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.titleO corpo chinês e as artes marciais: da ascese marcial, ao Wushu modernopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecarneirojunior_s_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000722810-
dc.identifier.capes33004137066P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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