You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSiscar, Marcos Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorGalvão Filho, Paulo Lara-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:40Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:40Z-
dc.date.issued2004-09-03-
dc.identifier.citationGALVÃO FILHO, Paulo Lara. O realismo agudo de Modesto Carone. 2004. 112 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99089-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99089-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto a análise dos livros que compõem a trilogia de contos do escritor paulistano Modesto Carone: As marcas do real (1979), Aos pés de Matilda (1980) e Dias melhores (1984). A proposta é examinar a maneira pela qual há uma problematização do conceito de real nos contos do autor, por meio da tensão enunciativa que se instaura entre o discurso do narrador (ou o que entendemos por subjetividade), e o aspecto objetivo do real (o mundo físico representado ficcionalmente). Ao estabelecer uma articulação ambígua entre essas duas instâncias, seus contos redimensionam os termos do real, caracterizando uma espécie de realismo agudo. A presença de um narrador insciente ajuda, também, a esclarecer os freqüentes desdobramentos narrativos, a sintaxe das deformações, bem como o efeito generalizado de uma crise de identidades na ficção caroniana. Paradoxalmente, seus contos sugerem uma utopia humanista por meio da consciência multifacetada que surge dos embates entre o sujeito e seu outro. Palavras-chave: Modesto Carone, conto brasileiro, realismo, narração.pt
dc.description.abstractIn this study we intend to analyze the trilogy of short-stories by Brazilian writer Modesto Carone: As marcas do real (1979), Aos pés de Matilda (1980) and Dias melhores (1984). The purpose is to examine how his short-stories bring a problem to the definition of real in Literature, creating a tension between the narrator's point of view (or subjectivity) and the objective aspects of real (the representation of the physical world in fiction). Revealing an ambiguous articulation between both elements, his short-stories resize the identities of real to a sort of pointed realism. The presence of an unaware narrator helps us understand the constant unfolding of the stories, the syntax of the deformations, as well as a general effect of a crisis of identities in Modesto Carone's fiction. Paradoxically, his short-stories suggest a humanist utopia that can be seen through the multiple consciousness that arises from the conflicts between the subject and the others.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent112 f. :-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCarone Netto, Modesto, 1937- Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt
dc.subjectContos brasileiros - História e críticapt
dc.subjectRealismo na literaturapt
dc.subjectIdentidade na literaturapt
dc.subjectSubjetividade(Literatura)pt
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectBrazilian short-storyen
dc.subjectRealismen
dc.subjectNarrationen
dc.titleO realismo agudo de Modesto Caronept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegalvaofilho_pl_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000281867-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.