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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99099
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dc.contributor.advisorAlvarez, Roxana Guadalupe Herrera [UNESP]-
dc.contributor.authorNunes, Nayna Gasparotti-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:41Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:41Z-
dc.date.issued2007-02-09-
dc.identifier.citationNUNES, Nayna Gasparotti. O leitor nas trilhas do texto: um diálogo entre a teoria de Umberto Eco e a poética da leitura de Jorge Luis Borges. 2007. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99099-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99099-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo realizar um percurso reflexivo sobre o papel do leitor na literatura estabelecendo um diálogo entre a teoria do escritor italiano Umberto Eco (1932-) e alguns textos do escritor argentino Jorge Luis Borges (1889-1986). Em um primeiro momento, investigamos como o papel do leitor é tratado pela teoria de Eco, detendo-nos na leitura de alguns capítulos de suas obras intituladas Obra aberta, Lector in fabula e Os limites da interpretação, publicadas respectivamente em 1962, 1978 e 1990. Do contato com essas obras, pudemos depreender que a concepção teórica de Eco a respeito do papel do leitor se baseia no reconhecimento do leitor-modelo como uma categoria textual que norteia o caminho de leitura do leitor empírico. Para complementar essa perspectiva teórica, abordamos a visão Borges sobre o papel do leitor desenvolvida no interior da própria ficção. Antes disso, foi importante que passássemos pelos ensaios A flor de Coleridge [La flor de Coleridge] e Magias parciais do Quixote [Magias parciales del Quijote], publicados pela primeira vez em 1952 na obra Outras inquisições [Otras inquisiciones], e pelo conto O Livro de Areia [El Libro de Arena], publicado pela primeira vez em 1975 na obra de mesmo título, para que pudéssemos primeiramente conhecer a concepção de literatura do autor, baseada no conceito de panteísmo. Em nosso corpus principal, constituído pelo conto Pierre Menard, autor do Quixote [Pierre Menard, autor del Quijote], publicado pela primeira vez em 1942 na obra O jardim dos caminhos que se bifurcam [El jardín de los senderos que se bifurcan], identificamos a atuação da personagem Pierre Menard...pt
dc.description.abstractThe aim of this study is to outline a reflection on the role of the reader in literature by setting a dialogue between the theory produced by Italian writer Umberto Eco (1932-) and a collection of writings by Argentine writer Jorge Luis Borges (1889-1986). We begin by looking into the approach of Eco s theory to the role of the reader, sparing a moment to read selected chapters spanning his works Obra aberta (The Open Work), Lector in fabula (The Role of the Reader) and Os limites da interpretação (Limits of Interpretation), published in 1962, 1978, and 1990 respectively. From the contact with these works we learn that Eco s theoretic conception of the role of the reader is based on a recognition of the model reader as a textual category which ushers the empirical reader through the reading path to follow. In order to complement this theoretical position, we make an approach to Borges s views on the role of the reader as developing within fiction itself. But before that we deem it important to go about the essays The Flower of Coleridge [La flor de Coleridge] and Partial Magic in the Quixote [Magias parciales del Quijote], first published in 1952 in Other Inquisitions [Otras inquisiciones], and the short story The Book of Sand [El Libro de Arena], first published in 1975 in the work with the same title, so that we could first become familiar with the writer's concept of literature, based on the concept of pantheism. Looking at our main corpus, consisting of the short story Pierre Menard, Author of the Quixote [Pierre Menard, autor del Quijote], first published in 1942 in The Garden of Forking Paths [El jardín de los senderos que se bifurcan], we find that the active role of character Pierre Menard impersonates the role of the reader of a piece of literature. We go on to trace this metaphorisation within the short story to a depiction of the transformation...(Complete abstract clik electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent107 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEco, Umberto, 1932- Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectBorges, Jorge Luis, 1900 - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura - Historia e criticapt
dc.subjectTeoria literáriapt
dc.subjectLiteratura - Leitorpt
dc.subjectLiterary theoryen
dc.subjectReaderen
dc.titleO leitor nas trilhas do texto: um diálogo entre a teoria de Umberto Eco e a poética da leitura de Jorge Luis Borgespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenunes_ng_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000488228-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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