You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJúnior, Arnaldo Franco [UNESP]-
dc.contributor.authorGolfetti, Janaína-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:42Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:42Z-
dc.date.issued2011-03-04-
dc.identifier.citationGOLFETTI, Janaína. Aspectos da ironia em contos de A morte de D. J. em Paris, de Roberto Drummond. 2011. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99101-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99101-
dc.description.abstractNeste trabalho, estudamos a presença e as modalidades da ironia em alguns dos contos de A morte de D. J. em Paris (1975), livro de estréia do escritor Roberto Drummond. Valemo-nos, para tanto, de três estudos teóricos sobre a ironia: Ironia e irônico (1995), de Muecke, Teoria e política da ironia (2000), de Linda Hutcheon e Ironia em perspectiva polifônica (2008), de Beth Brait. Também foram utilizados os seguintes aportes teóricos sobre paródia e riso, Uma teoria da paródia (1995), de Linda Hutcheon, e O riso: ensaio sobre a significação do cômico (1987), Henri Bergson. Nos contos selecionados como objeto de estudo “Rosa, Rosa, Rosae”; “Um homem de cabelos cinza”; “Dôia na janela”; “Os sete palmos do paraíso”, identificamos uma utilização diferenciada da ironia, que, deste modo, vai do cômico ao dramático, passando, também, pelo absurdo na construção de uma perspectiva crítica instalada entre o texto literário e a realidade à qual ele remetept
dc.description.abstractThis work presents a study on irony’s presence and modalities in four short-stories of A morte de D. J. em Paris (1975), Roberto Drummond’s first published book. The research is based on three theories about irony: Muecke’s Irony and the Ironic (1995), Linda Hutcheon’s Irony’s Edge: The Theory and Politics of Irony (2000), and Beth Brait’s Ironia em perspectiva polifônica (2008). The following theories about parody and laughter were also studied: Linda Hutcheon’s A Theory of Parody (1995), and Henri Bergson’s Laughter: An Essay on the Meaning of the Comic (1987). The short-stories “Rosa, Rosa, Rosae”, “Um homem de cabelos cinza”, “Dôia na janela”, and “Os sete palmos do paraíso” present a different use of irony, ranging from humorous to dramatic through the absurd to construct a critical perspective between the literary text and the reality to which it refersen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent84 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDrummond, Roberto, 1934-2002 - A morte de D. J. em Paris - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt
dc.subjectContos brasileiros - História e críticapt
dc.subjectIronia na literaturapt
dc.subjectShort storyen
dc.subjectIronyen
dc.subjectContemporary Brazilian literatureen
dc.titleAspectos da ironia em contos de A morte de D. J. em Paris, de Roberto Drummondpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegolfetti_j_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000642598-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.