Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99104
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Júnior, Arnaldo Franco [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Specian, Mariana Moura | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:22:42Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:22:42Z | - |
dc.date.issued | 2009-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SPECIAN, Mariana Moura. Aspectos da alegoria n romance Sangue de coca cola, de Roberto Drummond. 2009. 287 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/99104 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99104 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa a alegoria que estrutura o romance Sangue de Coca-Cola (1980), de Roberto Drummond. A teoria sobre a alegoria utilizada é a proposta por Walter Benjamin, principalmente em Origem do Drama Barroco Alemão (1984). Realiza-se um breve percurso explicativo sobre a alegoria e os modos como ela foi interpretada no decorrer de sua história. De um modo geral, há uma alternância entre seu uso convencional, unívoco, e seu uso expressivo, referente ao momento histórico em que foi criada e cujo sentido é atribuído ao longo do tempo. Sangue de Coca-Cola, romance escrito durante a decadência da ditadura militar brasileira, refere-se ao momento histórico confuso no qual não havia mais um inimigo claro a ser combatido. A alegoria constituinte de Sangue de Coca-Cola não apresenta um sentido claro e definido: forma um “mosaico” de múltiplos fragmentos que se comunicam e que se contrapõem, articulados num painel expressivo da realidade histórica naquele momento de crise. | pt |
dc.description.abstract | This study examines the allegory that structures the novel Sangue de Coca-Cola (1980), by Roberto Drummond. The theory of the allegory used is that proposed by Walter Benjamin, especially in Origem do drama barroco alemão (1984). Is held a short course on the explanatory allegory and the ways in which it was interpreted in the course of its history. In general, there is an alternation between its conventional use, unambiguous, and its expressive use, referring to the historical moment in which it was created and whose meaning is allocated over time. Sangue de Coca-Cola, novel written during the decadence of the Brazilian military dictatorship, refers to the confused historical moment in which there was not one clear enemy to be fought. The allegory constituent of Sangue de Coca-Cola does not present a clear and definite meaning: as a mosaic of multiple pieces that communicate and are opposed to each other, articulated in a panel of significant historical reality at that moment of crisis. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 287 f. : | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Drummond, Roberto, 1934-2002 - Sangue de coca-cola - Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Benjamin, Walter, 1892-1940 - Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | pt |
dc.subject | Ficção brasileira - História e crítica | pt |
dc.subject | Alegorias | pt |
dc.subject | Romance brasileiro - História e crítica | pt |
dc.subject | Brazilian novel | en |
dc.subject | Allegory | en |
dc.title | Aspectos da alegoria n romance Sangue de coca cola, de Roberto Drummond | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | specian_mm_me_sjrp.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000592552 | - |
dc.identifier.capes | 33004153015P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.