Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99131
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Júnior, Arnaldo Franco [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Costa, Letícia Tomazella | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:29:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:22:45Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:29:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2010-06-16 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Letícia Tomazella. A fortuna crítica de Vestido de Noiva e Álbum de Família, de Nelson Rodrigues: casamento e/ou divórcio?. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/99131 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99131 | - |
dc.description.abstract | O dramaturgo Nelson Rodrigues é considerado pela crítica brasileira o introdutor do teatro moderno no Brasil desde a estréia de Vestido de Noiva, em 1943. Se a crítica literária e teatral brasileira realizou a legitimação da glória de Nelson Rodrigues a partir deste ano de 1943, o oposto ocorreu em 1946, quando público e crítica repudiaram a peça Álbum de Família, que permaneceu censurada por, aproximadamente, vinte anos. Esta pesquisa centra-se em estudar a fortuna crítica das duas peças mencionadas, e a escolha de se trabalhar com a recepção destas peças específicas dá-se devido ao contraste de opinião crítica suscitado por elas. Abrangendo a crítica literária e teatral de parte do século XX, nosso estudo focalizará a forma como a recepção de uma obra trabalha com os valores dominantes de um sistema social e artístico, tendo o poder de legitimar um artista como bom ou desconsiderável | pt |
dc.description.abstract | Playwright Nelson Rodrigues has been viewed by Brazilian critique as the introducer of modern theatre in Brazil since the premiere of his play Vestido de Noiva (Wedding gown), in 1943. If Brazilian theatrical and literary critics have legitimated the glory of Nelson Rodrigues since the year of 1943, the opposite occurred in 1946, when public and critique rejected the play Álbum de Família (Family álbum), which has remained censored for about twenty years. This research centres in the study of the critical fortune of both mentioned plays, and the choice of working with these specific plays is due to the contrast of critical opinions generated by them. Comprehending theatrical and literary critique of part of the 20th century, our study focusses on how the reception of an art piece works with the prevailing values of a social and artistic system, being able to legitimate an artist as worthy or unworthy | en |
dc.format.extent | 169 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Literary critique | en |
dc.subject | Brazilian drama | en |
dc.subject | Brazilian theatre | en |
dc.subject | Rodrigues, Nelson, 1912-1980 - Vestido de noiva - Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Rodrigues, Nelson, 1912-1980 - Álbum de família - Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Literatura brasileira – História e crítica | pt |
dc.subject | Teatro (Literatura) - Crítica e interpretação | pt |
dc.title | A fortuna crítica de Vestido de Noiva e Álbum de Família, de Nelson Rodrigues: casamento e/ou divórcio? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | costa_lt_me_sjrp.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000692374 | - |
dc.identifier.capes | 33004153015P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.