You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHarris, Peter James [UNESP]-
dc.contributor.advisorFerreira, Carla Alexandra [UNESP]-
dc.contributor.authorGalbiati, Maria Alessandra-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:46Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:46Z-
dc.date.issued2008-02-18-
dc.identifier.citationGALBIATI, Maria Alessandra. O processo de revisão e reescrita em Melymbrosia e The voyage out, de Virginia Woolf. 2008. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99135-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99135-
dc.description.abstractO presente trabalho focaliza o processo de composição de The Voyage Out (1915), o primeiro romance de Virginia Woolf. Este percurso demorado e conturbado caracteriza-se pelas várias interrupções geradas por crises emocionais e pelo trabalho intenso de revisão e reescrita da autora. Por conta disso, há muitos pré-textos (manuscritos, fragmentos inacabados, cópias datilografadas), chamados pela crítica de “rascunhos”. Um deles é Melymbrosia, o “romanceensaio” terminado em julho de 1912, editado por Louise DeSalvo e publicado nos Estados Unidos apenas em 1982. Para atingirmos nosso objetivo, extraímos trechos, indicadores das preocupações político-sociais da escritora, de Melymbrosia e os compararmos com The Voyage Out. A partir da constatação de alterações formais e conteudísticas entre os livros, verifica-se a forte tendência da autora em modificar/atualizar seu texto em função dos acontecimentos históricos durante o período de escrita do romance. Com isso, observa-se também a forma distinta com que Virginia construiu suas personagens – coerentes com a realidade social de sua época – em relação com os outros elementos constitutivos da narrativa e, assim, identificam-se os comportamentos, valores e pensamento ideológico da sociedade britânica no início do século XX. Por isso, entende-se que o processo de revisão e reescrita de The Voyage Out, é, de fato, um movimento de “re-visão”, de “re-criação”, pois a presença do olhar crítico de Virginia e a sua percepção da realidade reavaliam o contexto sócio-histórico britânico, revelando-se elementos fundamentais no processo de composição de sua obra como um todo.pt
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the process of composition of Virginia Woolf’s first novel, The Voyage Out (1915). This lengthy and problematic journey is characterized by several interruptions resulting from psychological crises and by the author’s intense work of revising and rewriting. Because of this there are many pre-texts (manuscripts, unfinished fragments and typed copies), described as “drafts” by the critics. One of these is Melymbrosia, the “novel-essay” completed in July 1912, edited by Louise DeSalvo only published in the U.S.A. in 1982. In order to realize our objectives excerpts indicative of the writer’s social and political concerns were taken from Melymbrosia and were compared with The Voyage Out. Based upon the formal and content modifications it was possible to confirm the author’s strong tendency to alter/update her text according to the historical facts and events during the period of composition. In addition, it was also possible to observe the distinct way in which Virginia Woolf constructed her characters – consistent with the social reality of the historical moment – in relation to the other narrative elements, thus identifying behavior, values and ideological thought of British society in the early 20th century. The process of revision and rewriting of The Voyage Out may therefore be understood to be a movement of “re-vision”, of “re-creation”, since Virginia Woolf’s critical vision and her perception of reality re-evaluate the British social and historical context, and become essential elements in the process of composition of her literary work as a whole.en
dc.format.extent191 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectWoolf, Virgínia, 1882-1941, Melymbrosia - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectWoolf, Virgínia, 1882-1941, The voyage out. Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLíngua inglesa - História e crítica,- Teoria, etcpt
dc.subjectFicção inglesa - História e crítica,- Teoria, etcpt
dc.subjectRomance inglêspt
dc.subjectRomance modernopt
dc.subjectThe voyage outen
dc.subjectMelymbrosiaen
dc.subjectRevision and rewritingen
dc.subjectNovelen
dc.titleO processo de revisão e reescrita em Melymbrosia e The voyage out, de Virginia Woolfpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegalbiati_ma_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000549021-
dc.identifier.capes33004153015P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.