You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorStrachman, Eduardo [UNESP]-
dc.contributor.authorMauerberg Junior, Arnaldo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:47Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:47Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationMAUERBERG JUNIOR, Arnaldo. A escola da escolha pública e o logrolling: um teste para o Senado Federal brasileiro, entre os anos de 2003 e 2006. 2011. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99145-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99145-
dc.description.abstractNa presente dissertação buscamos estudar de maneira profunda uma característica comum a regimes democráticos proposta pela Escola da Escolha Pública. Determinados ramos desta Escola de Pensamento afirmam que os políticos trocam votos entre si buscando apoio futuro para seus projetos. Utilizando a metodologia de Análise de Redes Sociais, buscamos primeiramente mapear a atuação e os contatos dos Senadores da República Federativa do Brasil dentro das comissões fixas desta casa de leis no período compreendido pela 52ª Legislatura. Após este mapeamento procuramos criar meios de análise para responder a questão proposta pelos ramos da escola citada, ou seja, desejamos responder a questão teórica da existência ou não do logrolling no Senado Brasileiro. Anteriormente a análise empírica e resposta aos problemas propostos, apresentaremos a devida introdução teórica compreendida por uma revisão de literatura sobre os temas pertinentes, sejam eles puramente teóricos a respeito da troca de apoio, sejam eles analíticos a respeito do sistema político brasileiropt
dc.description.abstractIn this dissertation we aimed to study in a profound way one common feature of democratic regimes proposed by the School of Public Choice. Certain branches of this school of thought claim that politicians swap votes between them seeking support for their future projects. Using the method of social networks analysis, we first map the activities and contacts of the Senators of the Federative Republic of Brazil within the fixed committees of this house of laws in the period by the 52nd Legislature. After this analysis we seek to create means to answer the question proposed by the branches of the school mentioned above, ie, we wish to answer the following question: can we see logrolling in the Brazilian Senate? Previously the empirical analysis and response to problems posed, we present the necessary theoretical introduction understood by reviewing the literature on relevant subjects, whether they are purely theoretical with respect to the exchange of support, or analytical about the brazilian political systemen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent214 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBrasil Congresso Senadopt
dc.subjectEconomiapt
dc.subjectBrasil - Politica e governopt
dc.subjectSenado Federal brasileiropt
dc.subjectEscola de escolha públicapt
dc.subjectTroca de votospt
dc.subjectAnálise de redes sociaispt
dc.subjectPublic choice schoolen
dc.subjectBrazilian senateen
dc.subjectSocial network analysisen
dc.titleA escola da escolha pública e o logrolling: um teste para o Senado Federal brasileiro, entre os anos de 2003 e 2006pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemauerbergjunior_a_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000637943-
dc.identifier.capes33004030080P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.