You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Silvana Vieira da [UNESP]-
dc.contributor.authorPiva, Paula Cristina-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:52Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:52Z-
dc.date.issued2010-10-27-
dc.identifier.citationPIVA, Paula Cristina. Cheira bem pode fazer mal: a configuração de O perfume como romance policial. 2010. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99180-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99180-
dc.description.abstractEssa dissertação dispõe-se a estudar o romance O perfume do escritor alemão Patrick Süskind, publicado pela primeira vez em 1985. Tem-se o objetivo de demonstrar como essa obra, que antecipa no subtítulo ser a história de um assassino, se configura em romance policial. Para viabilizar o trabalho, busca-se subsídio na teoria da literatura policial e na história desse gênero, permitindo então estabelecer semelhanças e distinções. Antes, porém, discorre-se brevemente sobre os variados gêneros que compõem O perfume, que leva ao extremo a definição de romance, ou seja, uma composição híbrida por excelência. A obra em questão mescla, além das duas categorias principais do romance policial, a saber, enigma e negro, os gêneros predecessores a ele. O perfume rompe as convenções da ficção policial, com isso, aproximá-lo do gênero possibilita que outros romances sejam analisados pelo mesmo viés e possam eventualmente ser considerados também romances policiais, embora aparentemente estejam distantes do romance policial tradicionalpt
dc.description.abstractThis essay intends to study one of Patrick Süskind’s novels, Perfume, published for the first time in 1985. Our goal is to show how this work, which subtitle foresees the story of a killer, is configured in a crime novel. To make this concrete, we look for some data in the theories of the crime novel and in the history of this gender, which allow us to establish similarities and distinctions. Previously, however, we briefly expose the several literary genders that compose Perfume, carrying the definition of the novel too far; in other words, a hybrid composition par excellence. The work at issue blends, besides the two main categories of the crime novel (the mystery and the noir one) the predecessor genders to it. Perfume tears the conventions of crime fiction; then, approaching this novel to the gender makes it possible for other novels to be analyzed the same way, so that they can occasionally be considered crime novels as well, although apparently far from the traditional crime storiesen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent91 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSuskind, Patrick, 1949- O perfumept
dc.subjectLiteratura alemãpt
dc.subjectHomicidas em sériept
dc.subjectRomance enigmapt
dc.subjectRoman noirpt
dc.subjectNarrativa híbridapt
dc.subjectMystery novelen
dc.subjectHybrid narrativeen
dc.subjectSerial killersen
dc.titleCheira bem pode fazer mal: a configuração de O perfume como romance policialpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepiva_pc_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000631050-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.