You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]-
dc.contributor.authorSant'ana Regiane Ferreira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:22:52Z-
dc.date.available2014-06-11T19:29:51Z-
dc.date.available2016-10-25T19:22:52Z-
dc.date.issued2013-01-28-
dc.identifier.citationAtividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski. 2013. 86 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99182-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99182-
dc.description.abstractA dificuldade no ensino da matemática, reiteradamente apontada pelos professores, é evidenciada pelos baixos índices de aprendizagem dos alunos, segundo os dados divulgados pelas avaliações externas que recaem sobre a educação escolar brasileira. Investigar a organização das aulas, para então discutir sobre uma proposição teórica e metodológica para as mesmas, é o objetivo central desta dissertação. Diante do exposto, e por entender que uma correta organização e desenvolvimento dos conceitos pode colaborar para a aprendizagem destes, visamos desenvolver uma proposição metodológica para a aula coerente com o materialismo histórico dialético, a partir de atividade que desenvolva conceitos e esteja fundamentada nas categorias atividade mediada1 e mediação dialética e pedagógica2, as quais serão estudadas no decorrer dos capítulos. A intenção desta investigação é a de colaborar com as discussões atuais sobre o ensino e aprendizagem de matemática em sala de aula, elaborando, a partir das categorias citadas, um corpo teórico que envolva a organização metodológica do conceito, o seu desenvolvimento e a sua avaliação como alternativa metodológica que proporciona aos alunos a elaboração dos conceitos matemáticos por meio da superaçãopt
dc.description.abstractThe difficulty in teaching mathematics, repeatedly pointed out by teachers, is evidenced by low levels of students’ learning, according to data released through the ratings that are attributed to Brazilian education. To investigate classes organization and then discuss about a theoretical and methodological proposition for these classes is the fundamental objective of this essay. Considering the above and our belief (that the correct organization and development of concepts can help their learning), we aim to develop a methodological proposition for the math class as an educational activity that develops concepts from the categories mediated activity1 and dialectical and educational mediation2. The intent of this research is to collaborate with the current discussions about teaching and learning mathematics preparing, from the categories mentioned above, a theoretical methodology involving the organization of the concept, its development and its evaluation as a methodological alternative, which provides students with the creation of mathematical concepts by overcoming their difficultiesen
dc.format.extent86 p. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectVygotskii, L.S, Lev Semenovich, 1896-1934pt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDialeticapt
dc.subjectMathematicspt
dc.titleAtividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotskipt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantana_rf_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000709668-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.