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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99317
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Antunes, Júlio Santana [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Silveira, José Luz [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Braga, Lúcia Bollini | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:30:09Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:23:09Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:30:09Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:23:09Z | - |
dc.date.issued | 2010-02-03 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Lúcia Bollini. Análise econômica do uso de célula a combustível para acionamento de ônibus urbano. 2010. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/99317 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99317 | - |
dc.description.abstract | O aquecimento global e o agravamento da qualidade de vida da população causado principalmente pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, diesel, gasolina), que emite milhões de toneladas de poluentes ao meio ambiente, é um dos focos principais da atualidade. Além disso, a certeza de que os combustíveis fósseis são bens esgotáveis abre margem para mais pesquisas em energias limpas, particularmente para os veículos automotores. Neste sentido tem recebido particular atenção a tecnologia de célula a combustível, que pode ser aplicada para o transporte urbano e corrobora para a melhoria da atual situação ambiental do planeta. As células a combustível surgem como tecnologias realmente promissoras para a geração de energia e embora já existam diversos protótipos e estudos no mundo, ainda são inviáveis comercialmente, fator este que pode ser contornado, com a evolução tecnológica e a possibilidade de produção em série, num futuro próximo. Dentre as diversas tecnologias hoje existentes, as células PEM (membrana de troca protônica) são as mais indicadas e fazem parte dos protótipos de veículos automotores em desenvolvimento, pois combina durabilidade, alta eficiência, tem rápido acionamento e opera em temperaturas relativamente baixas. Essa dissertação tem como objetivo a análise econômica comparando um ônibus movido com célula a combustível com um ônibus movido com motor de combustão interna. Além disso, foi calculada a eficiência ecológica para a produção do hidrogênio a partir de processos de reforma a vapor de gás natural, reforma a vapor de etanol, eletrólise por turbina eólica e eletrólise com energia de água vertida em hidroelétrica. | pt |
dc.description.abstract | The global warming is decreasing the life quality of population caused mainly by burning of fossil fuels (oil, diesel, gasoline) that emit millions of tons of pollutants to the environment. Besides, the certainty that those fossil fuels are non-renewable resources allows more researches in cleaner energy, and particularly in vehicles. This way, fuel cell has received particular attention because it can be applied in urban transport and improves the actual environmental situation of the world. The fuel cells appear like a promising technology for energy generation. Although there are a lot of prototypes and researches in the world, its commercialization is impracticable, although it can be changed over the technological evolution and an additional production, in a near future. Among several technologies in the present, the PEMFC (proton exchange membrane fuel cell) is the most appropriated and take part of prototypes of vehicles in progress, because it combines durability, high efficiency, good response at room temperatures and it works at relatively low temperatures. The purpose of this dissertation was performes an economic analysis, comparing buses moved by fuel cells and buses moved by internal combustion engine. Furthermore was developed an ecological efficiency of hydrogen produced by natural gas, ethanol, electrolyse by wind turbine and hydrogen by hydroelectric power plant. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 97 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Células à combustível | pt |
dc.subject | Hidrogenio | pt |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt |
dc.subject | Fuel cell | en |
dc.subject | Internal combustion engine | en |
dc.title | Análise econômica do uso de célula a combustível para acionamento de ônibus urbano | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | braga_lb_me_guara.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000617173 | - |
dc.identifier.capes | 33004080027P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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