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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99358
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rezende, Letícia Marcondes [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Wamser, Camila Arndt | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:30:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:23:14Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:30:11Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:23:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-26 | - |
dc.identifier.citation | WAMSER, Camila Arndt. Atividade epilinguística em sala de aula: as interpretações naturais feitas pelos alunos. 2013. 185 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/99358 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99358 | - |
dc.description.abstract | O objetivo principal desta pesquisa é estabelecer um contraponto entre as abordagens tradicional e epilinguística no ensino da língua materna. Os demais objetivos são: 1) determinar as noções semânticas e sintáticas estabelecidas pelos alunos na compreensão de termos previamente selecionados; 2) operar oralmente com os marcadores adversativos; 3) identificar a ausência da reflexão nas atividades tradicionais de interpretação de textos, vocabulário e gramática. Nossa pesquisa é dividida em duas etapas, a primeira, de análise dos enunciados e um trabalho prático com os alunos. A segunda, de comparação do desenvolvimento metalinguístico dos alunos nas duas metodologias. Trabalhamos com duas turmas do sexto ano do ensino fundamental da Escola Dr. Joaquim Batista na cidade de Jaboticabal/SP, entre os meses de agosto/2011 e maio/2012. Numa turma, denominada “Turma B”, trabalhamos com a leitura e interpretação de fábulas de modo oral, buscamos motivar os alunos a produzirem explicações naturais sobre noções selecionadas, bem como sobre as relações adversativas estabelecidas por marcas específicas ou pela ausência dessas. O estudo do tópico gramatical foi trabalhado de acordo com as manipulações operadas pelos próprios alunos. Após cada aula fizemos sua transcrição com o intuito de levantar os enunciados passíveis de análise segundo o modelo fornecido pelo linguista francês Antoine Culioli na sua “Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas”. Na outra turma, chamada “Turma A” trabalhamos os mesmos textos, porém, com atividades tradicionais de interpretação de texto e gramática: questionamentos e exercícios de múltipla escolha, ou seja, o estudo do texto isolado do estudo da gramática. O objetivo é comparar o que foi assimilado pelos alunos nas duas turmas, verificando qual método foi mais... | pt |
dc.description.abstract | The main purpose of this research is to establish a difference between the traditional and epilinguístic approach regarding mother language teaching procedures. The other aims are: 1) To determine the primitive relations established by the students in the understanding of selected notions; 2) To operate orally with the adversative markers; 3) To identify the absence of reflection on the traditional activities of understanding, vocabulary and grammar; Our study is divided into two parts: the first one deals with statement analysis and a practical work with the students and the epilinguistic activities. The second one is a comparison of the metalinguistic development of the students within the two different strategies. We worked with two classes of sixth grade, at Dr. Joaquim Batista school, in the city of Jaboticabal/SP, between August, 2011 and May, 2012. In one of them, named “Class B”, it was worked orally with reading and understanding of fables, motivating the students to produce natural explanations about notions, as well as the adversatives relations established by the marker mas/but or the absence of it. The study of the grammar topic was done according to the manipulations operated by the students themselves. After each class we made the transcription aiming to raise the statements that could be analyzed according to the theoretical model provided by the French linguist Antoine Culioli, in his Predicative and Enunciative Operations Theory. In the other class, called “Class A”, we worked the same texts, but with traditional activities of text comprehension and grammar: guided questions and multiple choice exercises, in other words, the text was studied separated from the grammar structures. The activities with this class supplied the material for the comparison of which method was more productive, in terms of expression of thought... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 185 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Lingua materna | pt |
dc.subject | Linguística | pt |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt |
dc.subject | Linguistics | pt |
dc.title | Atividade epilinguística em sala de aula: as interpretações naturais feitas pelos alunos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | wamser_ca_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000716218 | - |
dc.identifier.capes | 33004030009P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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