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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99628
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dc.contributor.advisorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]-
dc.contributor.authorNicolau, Alessandra Aranda-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:23:48Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:17Z-
dc.date.available2016-10-25T19:23:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationNICOLAU, Alessandra Aranda. Apropriação da ortografia por escolares do 3o ao 5o ano do ensino fundamental. 2013. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99628-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99628-
dc.description.abstractO presente estudo investigou a apropriação da ortografia por escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, comparando o desempenho ortográfico frente aos erros de ortografia natural e erros de ortografia arbitrária em dois momentos de avaliação. Participaram do estudo 96 escolares de sete a dez anos de idade, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo 32 escolares de cada série (16 meninos e 16 meninas), de uma escola particular no município de Londrina – PR. A pesquisa objetivou estabelecer o perfil ortográfico de escolares do 3º ao 5º ano, a partir dos erros de ortografia natural e arbitrária cometidos em dois momentos de avaliação, comparando tal desempenho ortográfico quanto ao gênero dos escolares e quanto ao aumento da escolarização. O estudo consistiu na aplicação da prova de ditado de palavras do Pró-Ortografia (BATISTA, 2011); os erros ortográficos encontrados foram classificados segundo a sua semiologia, verificando-se a ocorrência em maior frequência de erros de ortografia natural do que de ortografia arbitrária. Quanto aos erros de ortografia natural foram encontrados, erros por omissão e adição de segmentos, por correspondência fonema-grafema unívoca, por separação e junção indevida de palavras e por alteração na ordem dos segmentos; quanto aos erros de ortografia arbitrária, foram encontrados erros de correspondência fonema-grafema dependente do contexto fonético/posição em maior número do que os erros de correspondência fonema-grafema independente de regra, seguidos por ausência ou presença inadequada de acentuação. Os resultados foram analisados por meio de análise estatística, revelando que a correlação entre o gênero (masculino e feminino) dos escolares, de uma forma geral, apresentou desempenho ortográfico semelhante e próximo. Outra análise verificou a evolução no desempenho ortográfico dos escolares a partir do aumento da seriação escolar, revelando que os...pt
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the appropriation of spelling by students from 3rd to 5th year of elementary school, comparing their spelling performance against natural spelling typos and misspellings to arbitrary spelling at two different evaluation moments. 96 students participated in this study, all of them between seven and ten years old, from 3rd to 5th year of elementary school, 32 students from each grade (16 boys and 16 girls) from a private school in the city of Londrina - PR. The aim of the research was to establish the spelling profile of students from 3rd to 5th grade level, analyzing both natural and arbitral misspellings performed at two different periods of time, comparing such spelling performances by gender and increased schooling level. The study consisted in applying a dictation test of the Pro-Spelling words (BATISTA, 2011); the spelling mistakes found were classified according to their semiology, verifying a higher occurrence of natural misspellings than arbitrary spelling mistakes. Regarding natural misspellings, omission and addition of segment error were found, as well as phoneme-grapheme univocal correspondence, by inadequate word separation and word combining and by change in the order of segments; as for arbitrary misspellings, phoneme-grapheme errors have been found according to the phonetic context/ position more than the errors of phonemegrapheme regardless the rule, followed by the absence or inadequate accentuation presence. The results were examined using statistical analysis, showing that the correlation between gender (male and female) of students demonstrated, in general, similar and close spelling performance. Another analysis investigated the development in students’ spelling performance according to school grades, revealing that the students of 3rd and 4th grade level obtained similar and close results in the word dictation test carried out in this study concerning the two types of spelling...en
dc.format.extent80 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectOrtografia e silabaçãopt
dc.titleApropriação da ortografia por escolares do 3o ao 5o ano do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000735750.pdf-
dc.identifier.aleph000735750-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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