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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99648
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dc.contributor.advisorBraga, Tania Moron Saes [UNESP]-
dc.contributor.authorPacca, Felipe Colombelli-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:23:51Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:18Z-
dc.date.available2016-10-25T19:23:51Z-
dc.date.issued2013-09-17-
dc.identifier.citationPACCA, Felipe Colombelli. Investigação de conhecimento teórico: aceitação/rejeição ao behaviorismo radical entre professores. 2013. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99648-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99648-
dc.description.abstractO processo científico de educação é necessário para garantir a eficiência do ensino. Nesse contexto, não cabem propostas pautadas no senso comum ou na prática diária sem objetivo. O Behaviorismo Radical de Burrhus F. Skinner (1904-1990), enquanto filosofia da Análise do Comportamento, proporciona aos professores embasamento teórico para um ensino eficaz, direcionado e mensurável. Porém, a literatura demonstra que as propostas de Skinner para a educação trazem consigo volumosas críticas e as práticas educacionais atuais estão pautadas em teorias que não têm apresentado bons resultados. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi investigar e analisar a aceitação ou rejeição às ideias de Skinner sobre educação, a partir da aplicação de um instrumento contendo citações retiradas do livro Tecnologia do Ensino, de Skinner (1968/1972) e uma questão aberta. Os procedimentos metodológicos descritos apresentam o processo de elaboração do instrumento, das categorias de análise, bem como a maneira de apuração dos resultados. A pesquisa foi aplicada para 992 professores formados em pedagogia, atuantes em escolas municipais, conveniadas e/ou privadas de São José do Rio Preto/SP, divididos em dois grupos (controle e experimental), nos quais os participantes respondiam ao instrumento indicando, em uma escala do tipo Likert, sua concordância ou discordância com cada uma das 23 citações e também indicavam nomes de estudiosos de educação na questão aberta. Ao grupo controle não era informado o nome do autor das citações. O grupo experimental, por sua vez, recebia essa informação. Os procedimentos de análise de dados foram determinados para comparar os resultados a partir da média dos escores total e de cada uma das quatro categorias determinadas (ensino, aprendizagem, professor e aluno). A análise dos dados foi realizada a partir da média do escore, do teste t, de Student, e também de testes...pt
dc.description.abstractIn order to ensure quality and efficacy of education a scientifical procedure is necessary. In such context, approaches based on common sense or thoughtless daily practice are not an option. The theory of Radical Behaviorism by Burrhus F. Skinner (1904-1990), as a philosophy for the Analysis of Behavior, provides teachers with theoretical basis for a more efficient, straightforward and measurable teaching. However, research demonstrates that Skinner's proposals for the education bring a huge amount of criticism and the current educational practices are based in theories that have yet to show good results. This works aims at investigating and analyzing the acceptance or rejection towards the ideas of Skinner about education using a research instrument with quotes from the author's book Technology of Teaching (1968/1972) and one open question. The methodological procedures describe the elaboration of the research instrument, the categories of analysis, as well as the result assessment criteria. The research was held in public and private city schools of São José do Rio Preto/SP and applied to 992 teachers graduated in Education (Pedagogia) divided in two groups (experimental and control) in which the participants answered questions on the research instrument choosing in a Likert type scale their agreement or disagreement with each of the 23 quotes proposed. They also had to indicate the names of important authors in the theories of Education in the open question. The control group was not informed of the author's name while the experimental group received such information. The analytical procedures were determined to compare the result from the average of the total scores and from each of the four categories defined (learning, teaching, student and teacher). The data analysis was taken from the average of the score, from test t, of Student, and also in non-parametrical tests (chi-squared). The results...en
dc.format.extent122 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSkinner, B. F., 1904-1990pt
dc.subjectBehaviorismo (Psicologia)pt
dc.subjectComportamento - Avaliaçãopt
dc.subjectTecnologia do ensino – Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleInvestigação de conhecimento teórico: aceitação/rejeição ao behaviorismo radical entre professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000735513.pdf-
dc.identifier.aleph000735513-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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