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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99808
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dc.contributor.advisorFürkotter, Mônica [UNESP]-
dc.contributor.authorFaustino, Monica Podsclan-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:24:11Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:24:11Z-
dc.date.issued2011-09-26-
dc.identifier.citationFAUSTINO, Monica Podsclan. Ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Presidente Prudente (SP) e saberes docentes. 2011. 202 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99808-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99808-
dc.description.abstractNeste trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, apresentamos resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar o(s) modelo(s) de formação continuada subjacente(s) às ações de formação continuada de Matemática oferecidos pela rede municipal de ensino de Presidente Prudente e a contribuição dessas ações de formação para a construção de saberes docentes. A relevância da pesquisa está amparada na lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e que em um de seus artigos estabelece que os municípios devem implantar Planos de Carreira que contemplem a capacitação profissional especialmente voltada à formação continuada com vistas a melhoria da qualidade de ensino. Delimitamos como objetivos específicos: investigar a legislação relacionada à formação continuada de professores; traçar o perfil dos professores; investigar quais ações de formação continuada foram oferecidas pela Seduc de Presidente Prudente; investigar como os professores caracterizam as ações de formação continuada de Matemática das quais participaram e se reconhecem mudanças na sua prática após participarem de tais ações; investigar o que os professores dizem dominar em relação aos conteúdos matemáticos e aos recursos didáticos; investigar o que as ações de formação continuada devem contemplar, na opinião dos professores e da coordenadora pedagógica e qual a sua contribuição para a carreira do professor, segundo a coordenadora. A pesquisa, de natureza qualitativa do tipo exploratória, utilizou como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista e análise documental. Os dados dos questionários respondidos por 201 professores constituem...pt
dc.description.abstractIn this work, linked to the research line “Practice and Formative Processes in Education”, we present results of a survey that aims to investigate the model(s) of continuing formation underlying the actions of the continuing formation of Mathematics offered by the municipal schools in Presidente Prudente and the contribution of these actions of formation for the construction of teacher knowledge. The relevance of the research is supported in the law that governs the Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB – Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Appreciation of the Teaching Profession) and in one of its articles it states that municipalities must implement Career Plans that include professional training especially focused on continuing education with a view to improving the quality of teaching. Our specific objectives: to investigate the law related to continuing formation of teachers; to draw the profiles of teachers; to investigate which actions of continuing formation have been offered by Seduc of Presidente Prudente; to investigate how the teachers characterize the actions of continuing formation for Mathematics which they participate and recognize changes in their practice after participating in such actions; to investigate what teachers say they know in relation to the mathematical subjects and the teaching resources; to investigate what the actions of continuing formation should include, in the opinion of teachers and the educational coordinator and where their contribution to the career of the teacher, according to the coordinator. The research, of qualitative exploratory type, used as instrument of data collection questionnaire, interview and documentary analysis. The data from questionnaires answered by 201 teachers... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent202 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMatemática - Formação de professorespt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectMathematics teachersen
dc.titleAções de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Presidente Prudente (SP) e saberes docentespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefaustino_mp_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000680701-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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