Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99809
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Pereira, Andréia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:30:21Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:24:11Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:30:21Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:24:11Z | - |
dc.date.issued | 2008-02-12 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Andréia da Silva. A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/99809 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99809 | - |
dc.description.abstract | Este texto apresenta a trajetória de uma educadora de adultos e possibilita a reflexão acerca da escrita e de sua importância humanizadora. Visto que a educadora analisada é a autora deste texto, o enfoque de análise reside nas minhas vivências como educadora de adultos do período de 2002 a 2003, com o objetivo de analisar minha trajetória no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e que elementos envolveram meu processo formativo e constituíram minhas atuais concepções de escrita e alfabetização. Inserido neste objetivo, analiso que concepções de escrita estavam implícitas – ou explícitas – em minhas proposições de ações de escrita às educandas. Por ação de escrita denomino os escritos das educandas realizados segundo minhas proposições em sala de aula. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem base na análise documental, a partir de semanários e anotações de aula, assim como a produção escrita de três educandas selecionadas para a participação nas análises. Os documentos foram analisados a partir das considerações relativas às concepções de texto, escrita e linguagem; envolvem, também, o modo de materializar discursivamente o objeto de investigação e de constituição do sujeito do discurso. Dessa perspectiva, as facetas entre a educadora e a pesquisadora, a partir da análise da configuração textual, se constituem em complementaridade. Os resultados obtidos identificam três momentos de ação com as educandas, sendo: 1) Prática por modelos “eficazes” de alfabetização – alfabetização das educandas por meio dos modos como vivenciei a alfabetização no meu ensino de 1º grau e de como aprendi a alfabetizar no meu curso de Formação de Professores; 2) Didatização da alfabetização – momento em que, diante da dificuldade em alfabetizar as educandas, recorri ao material didático Coleção Viver, Aprender;... | pt |
dc.description.abstract | This text presents an adults teacher trajectory and the discussion about writing and your human importance. Since the educator considered is the author of this text, the focus of analysis is on my experiences as an adults teacher in the period of 2002 to 2003, with the objective of analyzing my trajectory in the Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) and the elements involved on the mine formative process and formed my current conceptions of write and literacy. Set this objective analyze concepts of writing were explicit or implied – in the mine propositions of shares write to pupils. By action of write are denominate the writings of pupils performed according propositions in my classroom. The research, qualitative in nature, is based on document analysis, from weeklies and notes from class and the written production of three pupils selected for participation in the analysis. The documents were reviewed from considerations relating to concepts of text, write and language; involve, also, how to materializate the discourse. From this perspective, the facets between the teacher and researcher, in the textual configuration are constitute in complementarity. The results identify three moments of action with the pupils, where: 1) practice models for effective literacy of pupils with the modes I lived the literacy in my primary school and learned how to literacy in my Teacher Formation Course; 2) The didactic of literacy -time when with the difficulty to literacy the pupils recoursed to the didactic material Coleção Viver, Aprender; 3) Production of texts- when based on the denominate Project, I used the production of texts to teach the write. | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 103 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Professores alfabetizadores - Formação | pt |
dc.subject | Adults education | en |
dc.subject | Teachers formation | en |
dc.subject | Literacy | en |
dc.title | A alfabetização sob o olhar de uma educadora de EJA: entre o como e o por quê | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | pereira_as_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000544306 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.