You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorSoares, Moisés Nascimento-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:24:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:24:12Z-
dc.date.issued2009-02-16-
dc.identifier.citationSOARES, Moisés Nascimento. Sentidos sobre o ensino de biologia e sobre a trajetória formativa: as vozes dos licenciandos sob a égide da perspectiva crítica. 2009. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99813-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99813-
dc.description.abstractO presente estudo teve como problemática investigar os sentidos educativos, que os formandos dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas de duas universidades públicas, possuem sobre o ensino de Biologia e sobre a trajetória formativa obtida na graduação. Bem como os possíveis porquês destes sentidos, com vistas à obtenção de subsídios para se repensar a formação inicial de professores à luz da perspectiva crítica. Para tanto, num primeiro momento da pesquisa, balizados metodologicamente pela abordagem da pesquisa qualitativa, de tipo estudo exploratório, aplicamos questionários e, em seguida, num segundo momento, realizamos algumas entrevistas com alguns formatos previamente selecionados, com base nas dimensões constituídas a partir das análises mais gerais de nosso primeiro instrumento de pesquisa. As contribuições filosófico-educacionais do pensamento freireano e frankfurtiano, principalmente de Theodor Adorno, bem como os pressupostos do modelo docente dos intelectuais críticos de Giroux (1997) e as considerações críticas sobre o currículo, como as de Appel (2006), balizaram nossas análises e discussões. Delas, constatamos, dentre outras questões, que os sentidos educativos relacionados às compreensões que os licenciandos possuem sobre o ensino de Biologia, sobre os papéis dos educadores e da trajetória formativa se aproximam, tanto de uma visão crítica, progressista e transformadora, quanto de seu contrário, isto é, de uma perspectiva mais ingênua, pragmática, pendendo mais para a adaptação. O modelo da racionalidade técnica e instrumental na formação docente, embora hegemônico, não é único e exclusivo, concorrendo com outros espaços dentro e fora da universidade que oportunizam vivências contra-hegemônicas, como por exemplo, no movimento estudantil da biologia. A partir de uma reflexão das vozes dos licenciandos entrevistados...pt
dc.description.abstractThe present study had as problem to investigate educative meaning that pre-services of Biology Science of two public universities in Brazil has about teaching Biology and trajectory formative obtained in the graduate course, and the possible reasons of these meanings to subsidize to rethinking the pre-service teaching education supported by critical perspective. Thus, in a first moment of the research, according with qualitative research methodology, as exploratory study, we applied questionnaires for all. In the second moment, we realized some interviews with some previously pre-services selected in base on some dimensions constituted according general analysis of our first instrumental. The philosophical-educational constributions of Freire´s approach and Adorno's approach as well as the base of the Giroux's thinking about teachers as intellectual and the considerations of Appel concerning curriculum subsidized our discussions and analysis. It's become possible to uncover that educative meanings presents in understanding of pre-services about teaching Biology, roles of educators, and trajectory formative experimented in the graduate course are, in on hand, critical, pregressives, and linked with transformation's perspectives of education, and in the other hand are more innocent and pragmatic, linked with adaptation's perspectives of educations. The model of instrumental and technical rationality in the teaching education, although hegemonic, it's isn't unique and exclusive. There are other spaces inside and out of university where pre-services has living resisting-experiences, for example, students movements in Biology. Based on reflection of voices of pre-services interviewed, we constituted five groups of suggestions as indicators to rethink, in future proposes in teaching education under focuses of critical curriculum... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent201 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBiologia - Ensinopt
dc.subjectBiologia - Formação de professorespt
dc.subjectTeoria críticapt
dc.subjectTeaching biologyen
dc.subjectBiology's teacher educationen
dc.subjectCritical Theoryen
dc.subjectProblematization educationen
dc.subjectCritical curriculumen
dc.titleSentidos sobre o ensino de biologia e sobre a trajetória formativa: as vozes dos licenciandos sob a égide da perspectiva críticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesoares_mn_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000603790-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.