You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCaldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]-
dc.contributor.advisorFernandez, Fernanda da Rocha Brando [UNESP]-
dc.contributor.authorMiani, Camila Sanches-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:24:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:24:12Z-
dc.date.issued2013-03-04-
dc.identifier.citationMIANI, Camila Sanches. Ensino de biodiversidade: análise do conceito em manuais didáticos e proposição de jogo digital educativo. 2013. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99814-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99814-
dc.description.abstractA presente pesquisa, intitulada Ensino de biodiversidade: análise do conceito em manuais didáticos e proposição de jogo digital educativo discute a abordagem do tema biodiversidade em manuais didáticos do Ensino Médio e a elaboração de um jogo digital educativo para o tema. Por meio das análises de conteúdo dos livros didáticos investigados, do processo de construção do jogo digital educativo intitulado Bio resgate e dos diagramas elaborados durante a pesquisa, levantamos os limites e possibilidades de diferentes manuais didáticos para o tema biodiversidade. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa, referenciais teóricos da transposição didática e do modelo KVP (Knowledge, Values, Practices). para a compreensão da evolução da investigação utilizamos a elaboração de diagramas representativos das ações realizadas ao longo do processo e que dizem respeito à elaboração de jogos digitais educativos. As análises nos evidenciaram importantes questões sobre o ensino de biodiversidade na Educação Básica, sobre a experiência de desenvolver um material didático em mídia digital, seus desafios e potencialidadespt
dc.description.abstractThis dissertation presents a discussion of the process of introducing biodiversity topics in textbooks for high school students and also the development of an educational digital game for that. The limits and possibilities of several didact materials containing the biodiversity topic were studied by anlyzing the content of differnt textbooks, evaluating the construction process of an educational digital game entitled Bio resgate and also through the many diagrams developed during this research. For this purpose, we used qualitative research and theoretical works from didactic transposition and KVP model (Knowledge, Values, and Practices). Diagrams were created in order to understand hot the investigation envolved over time. The analysis presented in this work was important to highlight several issues about biodiversity education in junior/high school levels and also to discuss the challenges and the feasibility of developing didactic material in digital mediaen
dc.format.extent101 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBiodiversidade - Manuais, guias, etcpt
dc.subjectJogos educativospt
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt
dc.subjectMídia digitalpt
dc.subjectBiodiversitypt
dc.titleEnsino de biodiversidade: análise do conceito em manuais didáticos e proposição de jogo digital educativopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemiani_cs_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000716833-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.