You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTelles, João Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorCandido, Juliana-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:24:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:30:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:24:13Z-
dc.date.issued2010-11-30-
dc.identifier.citationCANDIDO, Juliana. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras. 2010. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99824-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99824-
dc.description.abstractNesta pesquisa objetivou-se estudar a formação inicial do professor de LE no contexto de laboratório de teletandem. Foca-se em quatro aspectos na graduação do professor de línguas: a orientação, a mediação, a reflexão e a aprendizagem em teletandem. Nesta pesquisa discute-se, através de um recurso tecnológico, o módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro, a orientação, a mediação e a reflexão pelos alunos-professores de uma universidade estadual paulista, inseridos em um laboratório de teletandem. Neste laboratório, os alunos do curso de Letras, denominados aqui de alunos-orientadores, ministram sessões de orientação teórica e tecnológica para os alunos ingressantes no projeto Teletandem Brasil: língua estrangeira para todos, isto é, aqueles que ainda não iniciaram o seu processo de aprendizagem de língua estrangeira em teletandem. Assim, a pesquisa em questão constitui-se basicamente em três etapas: i) observação das sessões de orientação presenciais ministradas pelos alunos-orientadores no laboratório de teletandem; ii) leitura, reflexão e análise do diário-reflexivo dos alunos-orientadores acerca destas sessões de orientação teórica e iii) realização das sessões de mediação online com os alunos-orientadores pelo módulo Adobe® Acrobat® Connect™ Pro. O interesse no desenvolvimento da pesquisa surgiu pelas necessidades e inquietações na minha experiência como aluna do curso de Letras, isto é, como professora de língua estrangeira em formação inicial carente de maior orientação e reflexão da natureza que este novo contexto de ensino e aprendizagem de línguas em tandem permite oferecer. Desta forma, objetivou-se, especificamente investigar quais os possíveis impactos da experiência de orientação, dada pelo aluno de Letras, futuro professor de LE, no...pt
dc.description.abstractThis research study aimed at investigating the foreign language teacher‟s pre-service education in a teletandem‟s laboratory context. Specifically, it focuses on four aspects in the foreign language teacher‟s pre-service education: counseling, mediation, reflection and learning in teletandem. This study discusses, through a new technological resource, the Adobe® Acrobat® Connect™ Pro, the counseling, mediation and the reflection by the pre-service students from a state university in São Paulo state, inside a teletandem laboratory. In this laboratory, the undergraduate foreigner teachers, called at this study of counselor-students, provide theoretical and technological counseling sessions to the freshman students in the thematic project named Teletandem Brasil: língua estrangeira para todos, in other words, for those students who have not started their foreign language learning in teletandem process yet. Therefore, this research is basically constituted by three stages: i) observation of the face to face counseling sessions given by the counselor-students in the laboratory; ii) reading, reflection and analysis of the reflective diaries of the counselor-students about these face to face counseling sessions and iii) realization of the online mediation sessions with the counselor-students through the Adobe® Acrobat® Connect™ Pro. The interest to achieve this research arose by the needs and concerns within my experience as an undergraduate foreign language teacher, in other words, as a teacher in a pre-service education lacking more counseling and reflection of the nature that this new context of teaching and learning languages in-tandem can provide. Thus, the study aimed to investigate what are the possible impacts of the counseling sessions‟ experience, given by the... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent214 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPre-service educationen
dc.subjectForeign language teacheren
dc.subjectReflectionen
dc.subjectMediationen
dc.subjectCollaborative foreign language teaching and learningen
dc.subjectLingüística aplicadapt
dc.subjectLínguas - Estudo e ensinopt
dc.subjectLinguas - Formação de professorespt
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectProfessores de línguas - Formaçãopt
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.subjectTeletandempt
dc.titleTeletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letraspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecandido_j_me_sjrp.pdf-
dc.identifier.aleph000632080-
dc.identifier.capes33004153069P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.