Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Peres, Tirsa Regazzini | - |
dc.date.accessioned | 2010-05-06T17:31:00Z | - |
dc.date.available | 2010-05-06T17:31:00Z | - |
dc.date.created | 2010-05-06 | - |
dc.date.issued | 2010-05-06T17:31:00Z | - |
dc.identifier.uri | http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/105 | - |
dc.description.abstract | O texto inicia-se com a análise e discussão dos debates havidos sobre educação, por meio dos projetos apresentados por ocasião da instalação da Assembleia Constituinte e Legislativa, instalada logo após o rompimento dos laços políticos com Portugal. Nesse sentido, a autora percorre o seguinte itinerário: Projeto Constitucional de 1823; Liberdade de ensino; Constituição de 1824; Educação na legislatura 1826-1829; Lei de outubro de 1827; Ensino mútuo e seus resultados no Brasil; Quadro Escolar 1822-1834; O Ato Adicional de 1834; Surgimento de Liceus e Colégios; Colégio Pedro II; A função preparatória do Ensino Secundário; Reforma Couto Ferraz (1854); Escolas Normais e Ensino Profissional; Estatísticas educacionais: a distância entre a elite e o povo; O caminho da desoficialização do ensino; Reformas Leôncio de Carvalho (1878 e 1879); Pareceres de Rui Barbosa e encerra a exposição com uma breve discussão sobre as ideias pedagógicas. | pt_BR |
dc.title | D06_A educação brasileira no Império | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública, Brasil Império (1822-1889), Ato adicional de 1834, Política educacional, Educação durante a monarquia brasileira. Ato Adicional de 1834. Ideias Pedagógicas. Política Educacional durante o Império (1822-1889) | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d06t03.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.