You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPeres, Tirsa Regazzini-
dc.date.accessioned2010-05-06T17:31:00Z-
dc.date.available2010-05-06T17:31:00Z-
dc.date.created2010-05-06-
dc.date.issued2010-05-06T17:31:00Z-
dc.identifier.urihttp://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/105-
dc.description.abstractO texto inicia-se com a análise e discussão dos debates havidos sobre educação, por meio dos projetos apresentados por ocasião da instalação da Assembleia Constituinte e Legislativa, instalada logo após o rompimento dos laços políticos com Portugal. Nesse sentido, a autora percorre o seguinte itinerário: Projeto Constitucional de 1823; Liberdade de ensino; Constituição de 1824; Educação na legislatura 1826-1829; Lei de outubro de 1827; Ensino mútuo e seus resultados no Brasil; Quadro Escolar 1822-1834; O Ato Adicional de 1834; Surgimento de Liceus e Colégios; Colégio Pedro II; A função preparatória do Ensino Secundário; Reforma Couto Ferraz (1854); Escolas Normais e Ensino Profissional; Estatísticas educacionais: a distância entre a elite e o povo; O caminho da desoficialização do ensino; Reformas Leôncio de Carvalho (1878 e 1879); Pareceres de Rui Barbosa e encerra a exposição com uma breve discussão sobre as ideias pedagógicas.pt_BR
dc.titleD06_A educação brasileira no Impériopt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordEducação pública, Brasil Império (1822-1889), Ato adicional de 1834, Política educacional, Educação durante a monarquia brasileira. Ato Adicional de 1834. Ideias Pedagógicas. Política Educacional durante o Império (1822-1889)pt_BR
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
01d06t03.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.