You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTunes, Elizabeth-
dc.contributor.authorTaca, Maria Carmen V. R.pt_BR
dc.contributor.authorBartholo Júnior, Roberto dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2010-05-07T11:48:13Z-
dc.date.available2010-05-07T11:48:13Z-
dc.date.created2010-05-07-
dc.date.issued2010-05-07T11:48:13Z-
dc.identifier.urihttp://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/142-
dc.description.abstractA sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor, espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a idéia à abordagem histórico-cultural. O objetivo deste texto é discutir a identificação entre ação docente e mediação, de modo a caracterizar aquilo a que corresponde, segundo nossa ótica, o trabalho desenvolvido pelo professor, tendo como foco o conceito de zona proximal de desenvolvimento. As considerações encaminham-se para o entendimento de que os conteúdos escolares somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.titleD08_O professor e o ato de ensinarpt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino, Professor, Didática, Relações Professor-Aluno, Papel Do Professor, Sala De Aulapt_BR
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
01d08t03.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.