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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40139
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Sônia Maria-
dc.date.accessioned2011-08-15T19:29:52Z-
dc.date.available2011-08-15T19:29:52Z-
dc.date.created2011-08-15-
dc.date.issued2011-08-15-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40139-
dc.description.abstractEste texto trata da alfabetização que se fundamenta nos processos mentais superiores delineados por Vigotski e colaboradores, evidenciando a superioridade dos atos humanos no reino animal. Destaca a importância da compreensão da linguagem falada, inicialmente tida como elo mediador para a realização da escrita, e o modo como ela desaparece no momento em que a criança assume a escrita como um processo discursivo. Discute como, na presença do outro, ela sente a necessidade de produzir uma escrita compreensível para todos, o que ocorre por meio dos processos de internalização, cujas atividades mediadas pelo adulto se transformam em ações intrapsicológicas, originando a atividade voluntária. Aponta os motivos que levam uma criança a escrever e analisa a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho até a escrita simbólica, altamente significativa, em uma situação eminentemente complexa e histórico-cultural, conforme pesquisas de Vigotski e ao que Luria denominou “pré-história” da escrita. O professor é apontado como o tutor indispensável no processo de educação escolar, atuando na denominada área de desenvolvimento imediato.pt_BR
dc.format.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.titleD16_A alfabetização na perspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização, Vigotski, Luria, Teoria histórico-culturalpt_BR
Aparece nas coleções:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

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