Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40141
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cagliari, Luiz Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-15T19:42:21Z | - |
dc.date.available | 2011-08-15T19:42:21Z | - |
dc.date.created | 2011-08-15 | - |
dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40141 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o problema dos alunos que aprendem e dos que não aprendem e que se sentem ignorantes diante do processo de alfabetização sugerindo uma estratégia linguística de ação por parte do professor para resolver o impasse. Da mesma forma, o texto apresenta as dificuldades enfrentadas pelos professores quando não conseguem entender por que estes alunos não entendem suas explicações e aponta a competência técnica como condição para apresentar explicações convincentes ao problema, indicando estratégias que permitirão esse entendimento. Será imprescindível reforçar o conhecimento de determinados conceitos fundamentais ao processo de alfabetização, tais como: o que é palavra? O que é a ortografia? Isso facilitará o estudo das relações entre fala e escrita, entre letras e sons, dentro desta situação criada, por um lado, pela ortografia que congelou as palavras com determinadas letras e, por outro, pela variação dialetal que faz com que uma mesma palavra possa ter diferentes pronúncias. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D16_Alfabetização: o que fazer quando não der certo | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização, Aprendizagem, Ensino, Linguística, Estratégia de ensino | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d16t06.pdf | 901.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.