Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
        
        
        
        http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40144Registro de metadados completo
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Furlanetti, Maria P. de Fátima R. | - | 
| dc.date.accessioned | 2011-08-15T20:13:57Z | - | 
| dc.date.available | 2011-08-15T20:13:57Z | - | 
| dc.date.created | 2011-08-15 | - | 
| dc.date.issued | 2011-08-15 | - | 
| dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40144 | - | 
| dc.description.abstract | Este artigo trata da superação do analfabetismo por meio de práticas pedagógicas, em que o método e a técnica são concebidos como instrumentos importantes para que o educad@r1. Esses instrumentos permitem-lhe planejar suas intervenções refletidas no coletivo com seus educand@s e avaliar suas ações, não se esquecendo dos saberes e conhecimentos que, construídos ao longo da vida, fazem parte do sujeito cognoscitivo. Este sujeito está representado tanto pelo educad@r, quanto pelo educand@, ambos caminhando para a superação do analfabetismo político/pedagógico. O texto enfatiza a situação de alguns sujeitos – homens e mulheres – que são do campo, da floresta, de centros urbanos, privados de liberdade (presidiários), movimento, fala, escuta, visão, e com aprendizagem lenta, enfim, sujeitos que, de alguma forma e por algum motivo, não tiveram condições de chegar até a escola, pois foram perversamente privados das possibilidades de aprender a ler e a escrever. Analisa a contribuição de Paulo Freire, segundo a qual @ educador@ problematizador@, pelo processo da dialogicidade, apresenta de forma crítica aos educandos o objeto de conhecimento, tornando-os sujeitos investigadores/as. | pt_BR | 
| dc.format | pt_BR | |
| dc.language | pt_BR | pt_BR | 
| dc.title | D16_Superação do analfabetismo: ação político pedagógica | pt_BR | 
| dc.type | Texto | pt_BR | 
| dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR | 
| dc.location.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Alfabetização de Jovens e adultos, Pedagogia freireana, Educação crítica, Temas geradores | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE | |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 01d16t09.pdf | 884.11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.
