Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Onaide Schwartz | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-15T20:25:01Z | - |
dc.date.available | 2011-08-15T20:25:01Z | - |
dc.date.created | 2011-08-15 | - |
dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40146 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos resultados de pesquisa sobre oralidade e escrita na sala de aula e metodologia elaborada para desenvolver habilidades orais dos alunos e também suas habilidades de escrita. O ensino da língua materna, desde as séries iniciais, tem se resumido em atividades de descrição da língua e tentativas de prescrever normas de seu uso através da gramática. Se quisermos que o aluno aprenda a versão formal da língua é necessário que sejam desenvolvidas atividades que privilegiem a oralidade, pois o aluno aprende a falar, falando, e não ouvindo o professor discorrer sobre a língua. Por outro lado, como a escrita representa a fala, a tendência natural do aluno é a de escrever da mesma forma que fala. Assim, seu texto fica marcado pela oralidade. Entretanto, por meio da explicitação das diferenças entre a fala popular (que o aluno traz de casa) e a fala formal (exigida pela escola) poderemos desenvolver no aprendiz competências que se refletirão no avanço do domínio da escrita padrão. Para atingirmos tal objetivo é necessário metodologia com atividades didáticas bidialetais funcionais e transformacionais que façam a transposição da variedade popular para a formal como instrumento de domínio da norma “culta” e de participação crítica na sociedade. Ao final, apresentaremos amostras destas atividades. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D16_A norma culta e a oralidade em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oralidade, Bidialetalismo, Metodologia, Pesquisa, Língua | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d16t11.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.