Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maranhe, Elisandra André | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-15T20:28:01Z | - |
dc.date.available | 2011-08-15T20:28:01Z | - |
dc.date.created | 2011-08-15 | - |
dc.date.issued | 2011-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40147 | - |
dc.description.abstract | Este texto se concretiza a partir da discussão de como um leitor/escritor reage frente a palavras novas e palavras conhecidas. Destaca como acontece o processo de aquisição da leitura e da escrita, discutindo um dos vários modelos teóricos surgido na década de 1980 e fundamentado na teoria da Psicologia Cognitiva: o modelo de estágios ou fases de reconhecimento da palavra proposto por Frith. Em função da análise gerada a partir desse modelo, o texto traz também uma discussão sobre o processamento da informação, abordando as vias ou rotas fonológica e lexical da leitura (e escrita). Como sugestão, apresentamos um programa que objetiva abordar o trabalho da leitura e da escrita, por meio das rotas de processamento, bem como seus processos cognitivos, no intuito de auxiliar a prática do professor. Para tanto, criamos um objeto virtual de aprendizagem (OA), que aqui é apenas citado. Entretanto, esta citação deu margem para discutirmos o conceito de OA e as vantagens de seu uso dentro do contexto de formação do professor e do processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D16_Uma visão sobre a aquisição da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reconhecimento da palavra, Processamento da leitura, Objetos de aprendizagem | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d16t12.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.