You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorUNESP. PROGRADpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-05T19:00:30Z-
dc.date.available2012-04-05T19:00:30Z-
dc.date.created2012-04-05-
dc.date.issued2012-04-05-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41569-
dc.description.abstractO Caderno nos tráz o conteúdo da disciplina Conteúdos e didática de Matemática, também chamada de D20 no curso de pedagogia. É coordenado pelo profº Marcelo Borba (Unesp, Rio Claro-SP), Kátia Smole (Grupo Mathema, São Paulo-SP) e Rubia Amaral (Uncamp, Campinas-SP). Ensinar Matemática é uma das muitas metas da escola básica, no entanto, é importante pensar com cuidado o que isso significa. Por anos seguidos, a Matemática escolar foi confundida com uma linguagem cheia de símbolos e regras de uso desses símbolos, ou então associada com operações entre números e as aplicações dessas operações em situações do cotidiano. Felizmente, nas últimas décadas, especialmente a partir da publicação dos PCNs do MEC em 1998, a Matemática ganhou um papel importante para a formação dos alunos, ampliando seu caráter instrumental e aplicado. De fato, no dia-a-dia de muitas escolas, o ensino da Matemática já ultrapassou a ênfase na memorização, o treinamento intensivo nos algoritmos e a resolução de problemas artificiais aos alunos. Sem dúvida, sabemos que é importante que o ensino da Matemática na escola propicie a quem aprende uma visão dessa disciplina no seu aspecto científico, com características próprias de pensar e de investigar a realidade e com linguagem específica para descrever essa realidade, sem que, no entanto, impeça a percepção das formas de aproximação com as demais Ciências Humanas e da Natureza, para que juntas possam desenvolver seus modelos e analisar informações.pt_BR
dc.format.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.titleD20_Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos volume 7pt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.description.versionConteúdo do caderno corrigido e atualizado. Substituido no acervo em 14/05/2012.-
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordConteúdos e didática de matemática, Kátia Smole, Marcelo Borba, Rúbia Amaral, Ensino de matemática, Pedagogia, Univesppt_BR
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
Caderno_blc2_D20_vol7.pdfConteúdo do caderno corrigido e atualizado16.72 MBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.