Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41569
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | UNESP. PROGRAD | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-05T19:00:30Z | - |
dc.date.available | 2012-04-05T19:00:30Z | - |
dc.date.created | 2012-04-05 | - |
dc.date.issued | 2012-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41569 | - |
dc.description.abstract | O Caderno nos tráz o conteúdo da disciplina Conteúdos e didática de Matemática, também chamada de D20 no curso de pedagogia. É coordenado pelo profº Marcelo Borba (Unesp, Rio Claro-SP), Kátia Smole (Grupo Mathema, São Paulo-SP) e Rubia Amaral (Uncamp, Campinas-SP). Ensinar Matemática é uma das muitas metas da escola básica, no entanto, é importante pensar com cuidado o que isso significa. Por anos seguidos, a Matemática escolar foi confundida com uma linguagem cheia de símbolos e regras de uso desses símbolos, ou então associada com operações entre números e as aplicações dessas operações em situações do cotidiano. Felizmente, nas últimas décadas, especialmente a partir da publicação dos PCNs do MEC em 1998, a Matemática ganhou um papel importante para a formação dos alunos, ampliando seu caráter instrumental e aplicado. De fato, no dia-a-dia de muitas escolas, o ensino da Matemática já ultrapassou a ênfase na memorização, o treinamento intensivo nos algoritmos e a resolução de problemas artificiais aos alunos. Sem dúvida, sabemos que é importante que o ensino da Matemática na escola propicie a quem aprende uma visão dessa disciplina no seu aspecto científico, com características próprias de pensar e de investigar a realidade e com linguagem específica para descrever essa realidade, sem que, no entanto, impeça a percepção das formas de aproximação com as demais Ciências Humanas e da Natureza, para que juntas possam desenvolver seus modelos e analisar informações. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D20_Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos volume 7 | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.description.version | Conteúdo do caderno corrigido e atualizado. Substituido no acervo em 14/05/2012. | - |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conteúdos e didática de matemática, Kátia Smole, Marcelo Borba, Rúbia Amaral, Ensino de matemática, Pedagogia, Univesp | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caderno_blc2_D20_vol7.pdf | Conteúdo do caderno corrigido e atualizado | 16.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.