Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/449
- Title:
- D14_Grafismo Infantil: leitura e desenvolvimento
- pt_BR
- Este trabalho tem como objetivo identificar nos desenhos, elaborados por crianças de dois a cinco anos de idade, características comuns, visando associá-los com o discurso de autores que já aprofundaram o assunto na área de arte gráfica. Após o estudo teórico, foi feita a classificação do material gráfico por faixa etária para verificar pontos comuns existentes nos mesmos. As categorias observadas têm como elementos visuais: cor, linha, textura, planos, pontos; e as temáticas como: figura humana, moradias, árvores; juntamente a símbolos, ícones, signos, sinais e percepção espacial. Os símbolos representam o mundo a partir das relações que a criança estabelece com as pessoas que fazem parte do seu contexto social, cultural e consigo mesma. Através dos signos externalizados, por meio da linguagem gráfica e verbal, tem-se a possibilidade de compreender a evolução da arte gráfica e o que eles representam para a criança. Com o resultado deste trabalho obteve-se a possibilidade de elencar conceitos de diferentes autores sobre o tema proposto, assim como verificar a similaridade existente entre as crianças no que diz respeito ao desenvolvimento gráfico. Constatou-se também que as diferenças pessoais estão presentes uma vez que o desenho registra os pensamentos da criança e o educador deve estar muito atento às produções de seus alunos para acompanhar o ritmo pessoal e cada faixa etária.
- 25-Apr-2011
- Grafismo infantil, Leitura, Desenvolvimento
- http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/449
- Texto
Textos - OE
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d14t06.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.