Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/449
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Célia Ceschin Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Maryahn Koehler | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-25T05:24:37Z | - |
dc.date.available | 2011-04-25T05:24:37Z | - |
dc.date.created | 2011-04-25 | - |
dc.date.issued | 2011-04-25T05:24:37Z | - |
dc.identifier.uri | http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/449 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar nos desenhos, elaborados por crianças de dois a cinco anos de idade, características comuns, visando associá-los com o discurso de autores que já aprofundaram o assunto na área de arte gráfica. Após o estudo teórico, foi feita a classificação do material gráfico por faixa etária para verificar pontos comuns existentes nos mesmos. As categorias observadas têm como elementos visuais: cor, linha, textura, planos, pontos; e as temáticas como: figura humana, moradias, árvores; juntamente a símbolos, ícones, signos, sinais e percepção espacial. Os símbolos representam o mundo a partir das relações que a criança estabelece com as pessoas que fazem parte do seu contexto social, cultural e consigo mesma. Através dos signos externalizados, por meio da linguagem gráfica e verbal, tem-se a possibilidade de compreender a evolução da arte gráfica e o que eles representam para a criança. Com o resultado deste trabalho obteve-se a possibilidade de elencar conceitos de diferentes autores sobre o tema proposto, assim como verificar a similaridade existente entre as crianças no que diz respeito ao desenvolvimento gráfico. Constatou-se também que as diferenças pessoais estão presentes uma vez que o desenho registra os pensamentos da criança e o educador deve estar muito atento às produções de seus alunos para acompanhar o ritmo pessoal e cada faixa etária. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D14_Grafismo Infantil: leitura e desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grafismo infantil, Leitura, Desenvolvimento | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d14t06.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.